Valentine's Day (バレンタインデ)
O dia para os casais terem uma noite romântica no Japão, ocorre no natal. Porém, no dia 14 de Fevereiro, existe uma data bem diferente com o nome de Valentine Day (バレンタインデ), esse é o nome dado ao dia dos namorados nos EUA e outros países.
Este feriado foi introduzido no Japão, no ano de 1936, com influência do ocidente e com a ajuda da industria de chocolate. Por volta de 1960 surgiu a famosa tradição de dar chocolate à pessoa amada. E quem faz isso? Não são os homens! No dia 14 de fevereiro, milhares de mulheres, preparam seus chocolates para dar não apenas as pessoas amadas, mas a qualquer pessoa que faz parte da vida dela.
Existem classificações para os tipos de chocolates que são entregues:
本命 チョコ (Honmei choco): São os chocolates dados para pessoa amada, namorado, amantes ou pessoas com uma ligação romântica.
義理 チョコ (Giri choco): É o chocolate obrigatório. O termo “Giri” significa “obrigação”, portanto, estes tipos de chocolates não tem nenhuma associação romântica. Eles são destinados a amigos, colegas de trabalho, chefes, pessoas com quem tem uma ligação social.
友チョコ (Tomo choco): Este é o chocolate dado aos amigos ou amigas próximas, para demonstrar carinho e amizade.
ファミリーチョコ (Family Choco): Como o nome já diz, são chocolates para presentear membros da família, marido, pais, primos e etc.
逆チョコ (Gyaku choco): Não é comum, mas refere se ao ato de trocar chocolates entre homens e mulheres.