Vai ficar viciado nesta versão saudável de bolo de chocolate com cobertura de merengue
Não leva açúcar, mas não se preocupe: não perde nada em sabor.
Antes de mais, dois esclarecimentos: o primeiro é que, quando há receitas com chocolate à mistura — e na NiT nunca nos cansamos de o dizer — aposte sempre em opções com maior percentagem de cacau (por exemplo a partir dos 70 por cento). Porque há mesmo boas razões para continuar a fazer parte das opções dos fãs de chocolate.
Falta o segundo esclarecimento, e este chega por Sandra Nereu, autora do “Panelinha de Sabores” e criadora da receita que aqui partilhamos. “Não se deixe enganar pela aparência, este merengue não é crocante”, explica no Instagram. “Não estou aqui para enganar ninguém, sem açúcar não há merengues a estalar”. Para tal seria mesmo necessário usar açúcar em vez de stevia.
Feitos os esclarecimentos, eis o que mais importa: é que além do aspeto delicioso ser confirmado a cada dentada, esta versão é mesmo bem mais saudável do que o que iríamos habitualmente encontrar num bolo de chocolate e merengue. É que não é só devido aos ingredientes que ficam de fora, é também devido a alguns escolhas em particular.
“As tâmaras, na minha opinião, são essenciais. Pelo sabor, pela textura, pelas muitas fibras que têm e que vão ser muito importante neste bolo”, explica Sandra Nereu sobre esta receita. Vamos então ver como se faz.
Para o bolo:
— 200g de chocolate preto mínimo 70% cacau (usei sem açúcar)
— 100g de tâmaras secas
— 250ml de leite ou bebida vegetal
— 3 claras (120ml)
Para o merengue:
— 3 claras (120ml)
— 1/2 colher de chá de vinagre
— 5 colheres de sopa de stevia com eritritol (ou outro ingrediente adoçante seco que prefira ex: açúcar de coco, mascavado)
— 1 colher de sopa de cacau em pó
— 1/2 colher de sopa rasa de amido de milho (maisena) (ou polvilho doce)
Como se faz
Comece por untar e forrar a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 20 ou 22cm de diâmetro (forre também os lados da forma como se faz com o pão de ló cremoso). Pré-aqueça o forno a 180C. De seguida, descaroce as tâmaras e coloque-as a demolhar 10 minutos em água quente. Derreta o chocolate em banho maria. Escorra as tâmaras da água da demolha, adicione metade do leite e triture com a varinha mágica até estar em creme. Junte o restante leite e volte a triturar apenas para misturar (nota: “se o leite estiver no frigorífico, aqueça-o”, aconselha a autora). Aos poucos, e misturando vigorosamente a cada adição, adicione o creme de tâmaras ao chocolate derretido. Deve obter um creme fluido. Deixe arrefecer enquanto bate as claras em castelo. Aos poucos, em movimentos lentos e circulares, envolva o creme de chocolate nas claras. Finalmente, verta na forma e levar ao forno 20 minutos. Terá esse tempo para preparar o merengue.