Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Little Tomodachi (ともだち)

Little Tomodachi (ともだち)

16
Set21

Vai ficar viciado nesta versão saudável de bolo de chocolate com cobertura de merengue

Niel Tomodachi

Não leva açúcar, mas não se preocupe: não perde nada em sabor.

f606ffbe1e295d1d91f1ad836a798658-754x394.jpeg

Antes de mais, dois esclarecimentos: o primeiro é que, quando há receitas com chocolate à mistura — e na NiT nunca nos cansamos de o dizer — aposte sempre em opções com maior percentagem de cacau (por exemplo a partir dos 70 por cento). Porque há mesmo boas razões para continuar a fazer parte das opções dos fãs de chocolate.

Falta o segundo esclarecimento, e este chega por Sandra Nereu, autora do “Panelinha de Sabores” e criadora da receita que aqui partilhamos. “Não se deixe enganar pela aparência, este merengue não é crocante”, explica no Instagram. “Não estou aqui para enganar ninguém, sem açúcar não há merengues a estalar”. Para tal seria mesmo necessário usar açúcar em vez de stevia.

Feitos os esclarecimentos, eis o que mais importa: é que além do aspeto delicioso ser confirmado a cada dentada, esta versão é mesmo bem mais saudável do que o que iríamos habitualmente encontrar num bolo de chocolate e merengue. É que não é só devido aos ingredientes que ficam de fora, é também devido a alguns escolhas em particular.

“As tâmaras, na minha opinião, são essenciais. Pelo sabor, pela textura, pelas muitas fibras que têm e que vão ser muito importante neste bolo”, explica Sandra Nereu sobre esta receita. Vamos então ver como se faz.

Para o bolo:

— 200g de chocolate preto mínimo 70% cacau (usei sem açúcar)
— 100g de tâmaras secas
— 250ml de leite ou bebida vegetal
— 3 claras (120ml)

Para o merengue:

— 3 claras (120ml)
— 1/2 colher de chá de vinagre
— 5 colheres de sopa de stevia com eritritol (ou outro ingrediente adoçante seco que prefira ex: açúcar de coco, mascavado)
— 1 colher de sopa de cacau em pó
— 1/2 colher de sopa rasa de amido de milho (maisena) (ou polvilho doce)

Como se faz

Comece por untar e forrar a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 20 ou 22cm de diâmetro (forre também os lados da forma como se faz com o pão de ló cremoso). Pré-aqueça o forno a 180C. De seguida, descaroce as tâmaras e coloque-as a demolhar 10 minutos em água quente. Derreta o chocolate em banho maria. Escorra as tâmaras da água da demolha, adicione metade do leite e triture com a varinha mágica até estar em creme. Junte o restante leite e volte a triturar apenas para misturar (nota: “se o leite estiver no frigorífico, aqueça-o”, aconselha a autora). Aos poucos, e misturando vigorosamente a cada adição, adicione o creme de tâmaras ao chocolate derretido. Deve obter um creme fluido. Deixe arrefecer enquanto bate as claras em castelo. Aos poucos, em movimentos lentos e circulares, envolva o creme de chocolate nas claras. Finalmente, verta na forma e levar ao forno 20 minutos. Terá esse tempo para preparar o merengue.

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Quotes:

“How wonderful it is that nobody need wait a single moment before starting to improve the world.” ― Anne Frank

 

 

 

Pesquisar

Nelson's bookshelf: currently-reading

Alfie - O Gato do Bairro
tagged: currently-reading

goodreads.com

2023 Reading Challenge

2023 Reading Challenge
Nelson has read 11 books toward his goal of 55 books.
hide

Arquivo

    1. 2023
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Afiliado Wook

WOOK - www.wook.pt

Comunidade Bertand

Afiliado Miniso

Read the Printed Word!

Em destaque no SAPO Blogs
pub