“Um Homem Chamado Otto”: o novo filme de Tom Hanks é baseado num bestseller
Estreia esta quinta-feira nos cinemas. Um dos filhos do ator, Truman Hanks, também participa na história.
Estamos habituados a ver Tom Hanks a interpretar personagens bondosas, justas, por vezes até inocentes. Não é bem o caso com “Um Homem Chamado Otto”, o seu novo filme, que chega aos cinemas portugueses esta quinta-feira, 12 de janeiro.
Realizado por Marc Forster e escrito por David Magee, baseia-se no bestseller sueco “Um Homem Chamado Ove” (2012), do autor Fredrik Backman; e também na primeira adaptação cinematográfica da obra, que estreou em 2015 na Suécia. Este é o remake americano da história.
A narrativa acompanha Otto Anderson, um homem rabugento e insatisfeito, que vive numa área suburbana de Pittsburgh, no estado norte-americano da Pennsylvania. Viúvo há pouco tempo, está com dificuldades em lidar com a perda da mulher e isso nota-se na relação passivo-agressiva que mantém com os vizinhos.
Otto delicia-se com rotinas e regras — não gosta que nada nas suas redondezas escape do seu controlo ou daquilo a que está habituado. Implica com tudo e os vizinhos mais próximos. Embora seja rezingão e aparentemente de poucos amigos, Otto é um homem terno e recheado de compaixão. Muitas vezes é mal compreendido tendo em conta o seu feitio difícil.
Otto não está bem e já tentou, inclusive, tirar a própria vida em múltiplas ocasiões, num esforço desesperado de se juntar à mulher que partiu. Tudo muda, porém, quando uma nova família se muda para o bairro e se instala do outro lado da rua.
A família é composta pelos pais e por duas jovens filhas. Embora ao início esteja reticente, Otto acaba por se aproximar desta família. Abre-se, expõe-se e, aos poucos, vai ajudando os vizinhos em tudo o que for preciso.
A sua própria visão da vida começa a alterar-se com este processo. Começa a aproveitar novamente os pequenos prazeres da vida, a usufruir das alegrias do dia a dia, descobre que as ligações com os outros podem ser especiais. E o desfecho acaba por ser muito diferente do início.
Quem também participa em “Um Homem Chamado Otto” é um dos filhos de Tom Hanks, Truman Hanks, que tem 27 anos. Interpreta o próprio Otto, a personagem do pai, nalgumas cenas de flashback.
No elenco estão ainda nomes como Mariana Treviño, Manuel Garcia-Rulfo, Rachel Keller, Cameron Britton, Juanita Jennings, Peter Lawson Jones, Max Pavel, Kailey Hyman, Mack Bayda ou John Higgins, entre outros.