Ucrânia já é a favorita à vitória da Eurovisão 2022 (estava em 12.º lugar)
Itália e Suécia ocupam os lugares seguintes na tabela de potenciais vencedores. Portugal ainda não escolheu a canção deste ano.
A Ucrânia ocupa neste momento o primeiro lugar da tabela dos favoritos à vitória da nova edição do Festival da Eurovisão, que acontece este ano na Itália. A organização do Festival Eurovisão da Canção confirmou que vai excluir a participação russa no concurso de música — uma mudança de posição após ter afirmado que iria manter o país em competição uma vez que se trata de um evento cultural e não político.
Com a invasão da Rússia à Ucrânia, amplamente condenada pela comunidade internacional — e que motivou diversas sanções —, uma estação de televisão ucraniana apelou à exclusão do país do evento. Depois desta recusa, várias outras estações de televisão — nomeadamente da Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia e Países Baixos — fizeram o mesmo pedido. A Rússia já não fará parte do concurso deste ano.
A tabela dos favoritos à vitória junta 11 das principais casas de apostas, que indicam que o país invadido tem 21 por cento de hipóteses de se sagrar vencedora da Eurovisão 2022. A Ucrânia, vencedora em 2016, é representada pelos Kalush Orchestra, com a música “Stefania”.
No início do mês, o país ocupava o 12.º lugar no ranking partilhado no site Eurovision World. Os países na segunda e terceira posição são a Itália (com 19 por cento de possibilidades) e a Suécia (com apenas 6 por cento), respetivamente.
Já Portugal, que ainda não escolheu a canção para o festival deste ano, está em 12.º lugar com apenas 2 por cento de possibilidade de se sagrar vencedor.
