Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Little Tomodachi (ともだち)

Little Tomodachi (ともだち)

06
Nov22

"The Half of It (Se Tu Soubesses…)"

Amor numa não história de amor

Niel Tomodachi

 Assisti a este filme ontem na Netflix e adorei!!!! 

The_Half_of_It_poster.jpeg

Escrito e produzido por Alice Wu, Se Tu Soubesses… estreou na Netflix a 1 de maio de 2020. O filme dá uma nova vida às comédias românticas juvenis e pergunta-nos o que é o amor. Apesar de ter um bom argumento e uma fantástica cinematografia, peca pela falta de emoções fortes.

Ellie Chu é introvertida e uma aluna de excelência que, a troco de dinheiro, faz os trabalhos dos colegas. Chega o dia em que Paul, um rapaz popular, lhe pede para escrever uma carta para dar a Aster, uma rapariga também popular de quem gosta. Por precisar do dinheiro, Ellie aceita e começa assim uma troca de mensagens e o caminho para encontrar amor e amizade.

Se Tu Soubesses

Se Tu Soubesses… preza-se pela distinção face às comédias românticas de adolescentes habituais. Apesar de ter um plot inicial comum, o facto de o rapaz popular falar com a rapariga solitária, as relações entre as personagens não são banais. O filme mostra o quão poderosa pode ser uma conexão intelectual entre duas pessoas e como estas se conhecem através da filosofia, da pintura, da literatura e de crenças que as tornam quem são, em vez dos típicos temas vulgares.

A longa-metragem começa com uma crença da Grécia Antiga relativa a alma gémeas. Ao longo da narrativa, surgem referências a autores como Platão e Oscar Wilde, que refletem sobre o que é o amor. Como Ellie diz em determinado momento: “isto não é uma história de amor”. É sim uma história sobre amor: reflete sobre o que é, as diferentes formas de amar e a procura da outra metade da alma, a aclamada “alma gémea”.

Se Tu Soubesses

A qualidade da cinematografia é rapidamente notória, a começar pela criativa animação inicial, que apela logo ao olho. Para além disso, o que poderia tornar-se aborrecido, como a primeira cena de Ellie a andar de bicicleta, ganha vida pelo uso astuto de diferentes planos. Assim, desde o princípio, é estabelecido o nível de cinematografia que se desenvolve no resto do filme, sendo este cuidado, inteligente e coeso.

A diversidade é um ponto forte na produção. É agradável e importante ver outras culturas que não a americana, como a cultura chinesa e latina, representadas no ecrã. Outro aspeto que dá frescura ao trabalho é o facto de tanto o elenco como Alice Wu, realizadora e produtora, não serem personalidades muito conhecidas. Salienta-se a performance de Leah Lewis e Daniel Diemer, que tornam a relação entre Ellie e Paul mais especial.

Se Tu Soubesses… sustenta um bom argumento com boas representações. Porém, e apesar de eu entender e valorizar a produção de um filme com uma simplicidade que por si só cativa, este infelizmente peca pela falta de momentos fortes que arrebatam com os sentimentos.

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Quotes:

“How wonderful it is that nobody need wait a single moment before starting to improve the world.” ― Anne Frank

Pesquisar

Nelson's bookshelf: currently-reading

Alfie - O Gato do Bairro
tagged: currently-reading

goodreads.com

2023 Reading Challenge

2023 Reading Challenge
Nelson has read 11 books toward his goal of 55 books.
hide

Arquivo

    1. 2023
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Afiliado Wook

WOOK - www.wook.pt

Comunidade Bertand

Afiliado Miniso

Read the Printed Word!

Em destaque no SAPO Blogs
pub