Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Little Tomodachi (ともだち)

Little Tomodachi (ともだち)

30
Jun20

Pólo Sul está a aquecer três vezes mais depressa do que o resto do planeta

Niel Tomodachi

A conclusão é de um estudo realizado na Nova Zelândia, que analisa ao pormenor as temperaturas registadas nos últimos 30 anos.

a90b28dd12ed5e6984fd4afb2d10a83a-1-754x394.png

De acordo com um novo estudo, publicado na revista Nature Climate Change e divulgado esta segunda-feira, 29 de junho, pela agência de notícias francesa AFP, o Pólo Sul aqueceu três vezes mais rápido que o resto do planeta nos últimos 30 anos devido às temperaturas mais quentes do oceano tropical.

A conclusão foi partilhada por vários investigadores da Nova Zelândia, Grã-Bretanha e Estados Unidos, que analisaram 60 anos de dados de estações meteorológicas e usaram o método da modelagem computacional para perceber melhor o que estava a causar este aquecimento acelerado. 

Durante muitos anos, pensava-se que o Pólo Sul permanecia com temperaturas frias mesmo quando o resto do continente aquecia. Porém, estes investigadores descobriram que as temperaturas mais quentes do oceano no Pacífico ocidental têm feito diminuir, ao longo das décadas, a pressão atmosférica sobre o mar de Weddell, no sul do Atlântico.

Isto fez com que aumentasse o fluxo de ar quente diretamente sobre o Pólo Sul — aquecendo-o em mais de 1,83 graus desde 1989. Assim, a tendência de aquecimento natural foi, muito provavelmente, impulsionada pelas emissões de gases de efeito estufa provocadas pelo ser humano.

Kyle Clem, investigador da Universidade Victoria de Wellington, na Nova Zelândia, e principal autor deste estudo, disse à AFP que “enquanto se sabia que as temperaturas estavam a aquecer na Antártica Ocidental e na Península Antártica durante o século 20, o Pólo Sul estava a arrefecer. Suspeitava-se que esta parte da Antártica pudesse estar imune ou isolada do aquecimento. Descobrimos que não é o caso”.

Depois de cuidadosamente analisados, os dados mostraram que o Pólo Sul está agora a aquecer a uma taxa de cerca de 0,6 graus por década, comparado com cerca de 0,2 graus no resto do planeta Terra.

A este fenómeno, os investigadores chamam Interdecadal Pacific Oscillation (IPO). O ciclo de IPO dura aproximadamente 15 a 30 anos e alterna entre um estado positivo — no qual o Pacífico tropical é mais quente e o norte do Pacífico é mais frio que a média — e um estado negativo, onde a anomalia de temperatura é revertida.

Desta vez, o IPO caiu para um ciclo negativo no início do século, gerando maior convecção e mais extremos de pressão em altas latitudes, levando a um forte fluxo de ar quente sobre o Pólo Sul.

Kyle Clem afirmou que o nível de aquecimento de 1,83 graus excedia 99,99 por cento todas as tendências de aquecimento modeladas para estes 30 anos. “Embora o aquecimento esteja dentro da variabilidade natural dos modelos climáticos, é altamente provável que a atividade humana tenha contribuído”.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Quotes:

“How wonderful it is that nobody need wait a single moment before starting to improve the world.” ― Anne Frank

Pesquisar

Nelson's bookshelf: currently-reading

Alfie - O Gato do Bairro
tagged: currently-reading

goodreads.com

2022 Reading Challenge

2022 Reading Challenge
Nelson has read 0 books toward his goal of 50 books.
hide

Arquivo

    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Afiliado Wook

WOOK - www.wook.pt

Comunidade Bertand

Afiliado Miniso

Read the Printed Word!

Em destaque no SAPO Blogs
pub