Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Little Tomodachi (ともだち)

Little Tomodachi (ともだち)

10
Nov21

Perder peso sem deixar de comer arroz, massa e batatas também é possível

Niel Tomodachi

É possível emagrecer mesmo que coma hidratos de carbono ao almoço e jantar — mas é preciso seguir algumas regras.

A palavra dieta é muitas vezes associada à restrição alimentar e à eliminação dos hidratos de carbono do prato. A maioria dos nutricionistas recomenda a diminuição do consumo de arroz, massa ou batatas para conseguir perder peso. No entanto, é possível continuar a incluí-los nas suas refeições — com algumas regras.

Os hidratos de carbono são fundamentais para o nosso organismo e são a nossa principal fonte de energia diária –  seja para respirar ou fazer uma corrida. Devemos ingerir hidratos de carbono complexos (massa, arroz, batata, feijão, grão, cereais) porque são de absorção lenta e fazem-nos sentir saciados durante mais tempo.

nutricionista Maria Gama, autora do blogue “Põe-te na linha” explica que podemos perder peso sem ter de deixar de parte os hidratos de carbono (como o arroz, massa ou batata). No entanto, tem de ter atenção a algumas regras para conseguir emagrecer e manter-se saudável, sem restrições alimentares:

 

Comece pelos legumes

A maioria das vezes, temos mais olhos que barriga e ao começar pelo arroz, massa ou batata, a probabilidade de ainda querermos mais pode ser maior.

Se, no entanto, começarmos a refeição pelos legumes, preenchendo logo uma parte do estômago, a quantidade de hidratos de carbono que ingerimos irá será menor. Por isso, é muito importante nunca esquecer de inclui hortícolas no prato — que muitas vezes não são incluídos — e, isso sim, é um erro.

Normalmente, encontramos sempre forma de ter carne/peixe/ovos, a acompanhar arroz, batata ou massa e acabamos por pensar que já não temos tempo para acrescentar verduras. Na verdade, se tivermos pouco tempo e tivermos alguns legumes congelados, cozem até mais rápido do que fazer um arroz. Umas folhas de alface (ou folhas de espinafre ou agrião cruas) também podem ser uma forma rápida e fácil de acrescentar verde ao seu prato.

 

Escolha os alimentos certos

Comer arroz, massa, ou batata cozidos apenas em água é muito diferente de optar por umas batatas-fritas ou por um esparguete à carbonara com natas. Atenção: este tipo de refeições têm o seu lugar no cardápio de um estilo de vida saudável.  O importante é que seja feito de forma equilibrada. 

É importante perceber que é possível comer hidratos de carbono, sem aumentar de peso, desde que faça as escolhas mais adequadas. Optar por uma massa com natas, bacon ou chouriço é bem diferente do que consumir um arroz branco ou de cenoura, por exemplo.

Prefira, por exemplo, arroz, esparguete ou batata-doce sem molhos de adição. “O que engorda não é comer uma batata, são as 10 batatas que comemos ou o pãozinho no molho”,  indica a nutricionista.

 

Valorize o que come

Os hidratos de carbono não são todos iguais. A maioria das bolachas — na sua maioria feitas com farinha de trigo — acabam por ter na sua composição nutricional uma elevada quantidade de gordura e de açúcar. Se comer, opte por bolachas de arroz ou milho, por exemplo.

É frequente evitar comer arroz ou massa ao almoço ou ao jantar e depois terminar o dia a comer umas bolachas antes de ir dormir. “Mais vale comer o arroz ou a massa na refeição principal”, explica Maria Gama.

 

Não se esqueça do acompanhamento fundamental

Uma refeição completa deve ser constituída por uma sopa de legumes, proteína, hidratos de carbono e legumes (regra geral, que deve ser adaptada a cada pessoa).

“Ao deixarmos de lado a sopa ou os legumes, podemos exagerar no prato principal. Se não começar a refeição com sopa ou não acompanhar o prato principal com legumes a probabilidade de exagerar no prato principal é muito maior”, admite a nutricionista.

Além disso, sendo o arroz ou as batatas alimentos saborosos (e com açúcares naturalmente presentes) que nos sabem bem, é muito fácil abusar, mesmo quando não queremos simplesmente porque não nos apercebemos.

“Passei muitos anos sem comer hidratos de carbono e era mais pesada. Hoje em dia como-os a todas as refeições e tenho menos peso”, explica Maria. O que mudou? Tudo o resto: deixou de comer bolachas, snacks, passou a comer sopa, legumes, deixou de beber refrigerantes e evita passar demasiadas horas consecutivas sem comer.

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Quotes:

“How wonderful it is that nobody need wait a single moment before starting to improve the world.” ― Anne Frank

Pesquisar

Nelson's bookshelf: currently-reading

Alfie - O Gato do Bairro
tagged: currently-reading

goodreads.com

2022 Reading Challenge

2022 Reading Challenge
Nelson has read 0 books toward his goal of 50 books.
hide

Arquivo

    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Afiliado Wook

WOOK - www.wook.pt

Comunidade Bertand

Afiliado Miniso

Read the Printed Word!

Em destaque no SAPO Blogs
pub