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Little Tomodachi (ともだち)

Little Tomodachi (ともだち)

Qua | 20.05.20

Os nachos saudáveis (e sem glúten) que se fazem com 4 ingredientes

ともだち

A versão deliciosa da nutricionista Ana Bravo prepara-se em menos de dez minutos.

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Quem nunca devorou um pacote de nachos até ao fim que atire a primeira migalha. São super viciantes e igualmente deliciosos. Problema: são ricos em calorias e gorduras pouco saudáveis. A boa notícia é que pode fazer uma versão saudável.

A proposta da nutricionista Ana Bravo, autora do blogue “Nutrição com Coração”, faz-se com quatro ingredientes — há outros três opcionais. Além disso, só tem de dispensar cerca de dez minutos para a preparação.

 

O resultado é um snack estaladiço, mais saudável e que não contém glúten. Pode acompanhar com guacamole, tomate e ovos mexidos, por exemplo. Não se esqueça de guardar numa caixa hermética para se manterem crocantes.

— Oito colheres de sopa de farinha de milho;
— Quatro colheres de sopa de farinha de linhaça;
— Oito colheres de sopa de água fria;
— Cinco colheres de sopa de azeite;
— Uma colher de chá de curcuma (opcional);
— Uma colher de sobremesa de sementes de girassol(opcional);
— Uma colher de chá de tomilho (opcional).

Nota: também juntar à massa outros temperos, como manjericão, sementes de chia, alho em pó ou até piri piri.

Junte todos os ingredientes num processador e misture até ficar uma massa homogénea. Também pode ligar todos os ingredientes num recipiente, até obter a massa.

Divida a massa em cinco partes, forme bolinhas, estique cada uma com o rolo da massa e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal. Estique a massa com o rolo, até ficar com uma camada muito fina, que cortou em retângulos, com uma faca.

Leve o tabuleiro ao forno, aquecido a 200 graus, durante oito minutos, até a massa ficar cozida. Deve ir vigiando, já que a massa é muito fina e não pode cozer demais. Ao retirar, deixe arrefecer até ficarem crocantes. Repita o processo todo até cozer as tostinhas todas com a massa que preparou.