Os bancos de jardim em Copenhaga que alertam para a subida do nível das águas
Sensibilizar a população para os perigos das alterações climáticas é o objetivo da iniciativa.
As alterações climáticas e as suas consequências são cada vez mais uma preocupação e urge alertar a população mundial para a problemática de modo a tentar contorná-la. Multiplicam-se, portanto, as várias campanhas de sensibilização que procuram trazer envolver as pessoas nesta causa. Algumas delas, por terem tanto de inusitado e original como de simples, alcançam particular destaque, até porque obrigam quem com elas se cruza a parar e refletir.
Deste grupo, sobressai uma recente iniciativa da emissora pública dinamarquesa, a “TV 2 Denmark”. Numa tentativa de despertar o interesse dos cidadãos para o risco da subida das águas motivada pela crise ambiental, a estação aumentou, em um metro, a altura dos pés de dez bancos de jardim que encontram espalhados por Copenhaga. Esta é a altura que se espera que o nível das águas atinja até 2100.
De acordo com o “Público”, em cada novo equipamento é possível ler uma mensagem: “as inundações vão tornar-se parte da nossa vida quotidiana, a não ser que algo seja feito em relação ao clima. De acordo com o mais recente Relatório Climático das Nações Unidas, espera-se que o nível da água do mar suba até um metro antes do ano 2100 se o aquecimento global continuar.”
Em comunicado citado pela mesma publicação, Jacob Weinreich, diretor do canal de televisão, considerou que muitos dinamarqueses “se sentem perdidos com tantos números, relatórios, dados e previsões” que discutem o aquecimento global, e que é “responsabilidade” da TV 2 Denmark, enquanto “emissora de serviço público”, “transmitir a informação de forma a que a todos entendam”. A iniciativa surge, assim, para simplificar uma mensagem que, pela elevada quantidade de dados, tende a ser complexa, mas cuja compreensão é urgente.
Para atingir o objetivo, o canal recorreu a algo que toda a população consegue, facilmente, identificar. “O nosso ponto de partida é o famoso e icónico banco da cidade de Copenhaga, mobiliário urbano que é igual em todo o país desde 1888”, concluiu.
Fotografia: Instagram @tv2danmark.