O maravilhoso miradouro com uma ponte suspensa sobre o Gerês
É de fácil acesso, tem uma vista espetacular e está colocado no local ideal para tirar as melhores fotografias.
Num ano em que muitos portugueses aproveitaram para descobrir ou redescobrir Portugal, os baloiços e os miradouros foram dos locais com mais visitantes — e há um, em específico, que tem sido um sucesso nas redes sociais. O Miradouro do Fafião fiuca no Parque Nacional de Peneda-Gerês, uma área protegida pela UNESCO, e já existe desde o final de junho do ano passado, mas só agora começa a ganhar tração no Instagram.
Este spot é composto por dois grandes blocos de granito que estão ligados por uma ponte, a cerca de 800 metros de altitude. Como se isto não bastasse, tem ainda uma vista espetacular sobre os vales do Gerês — de um lado está o Vale do rio Cabril e o Vale do Cávado do outro. O Miradouro do Fafião, na freguesia de Cabril, perto de Montalegre, é um dos locais mais bonitos nesta região e também um dos menos conhecidos, ainda que esta situação esteja a mudar.
Para chegar até aqui, o caminho não é muito complicado. Se partir do Parque de Merendas de Fafião, no centro desta aldeia, há um caminho direto até ao miradouro — neste caminho pode ver outros pontos de interesse como a Barragem de Salamonde ou o Poço Verde.
Se preferir, pode ainda ter uma experiência mais personalizada, com a realização de caminhadas pela Serra do Gerês; há várias empresas que organizam estes passeios. A Wild & Free Tours organiza passeios frequentes e basta passar pelas redes sociais desta empresa para saber quando é o próximo.
“A nossa passagem pelo miradouro não serve apenas para apreciar as paisagens mas também explicar às pessoas um pouco das tradições das aldeias”, conta Nélson Oliveira, deste grupo, à NiT. A tour, que custa 76€ por pessoa, é uma experiência de dia inteiro com almoço incluído, com vinhos, queijos, e enchidos tradicionais — começa às 10 horas e termina às 20 horas. Toda a informação pode ser encontrada aqui.