Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Little Tomodachi (ともだち)

Little Tomodachi (ともだち)

15
Dez21

“Maior presépio vivo da Europa” está em Portugal e lembra as crianças desaparecidas

Niel Tomodachi

A edição de 2021 do Presépio Vivo de Priscos, em Braga, tem uma mensagem importante e apoia a inclusão da população prisional.

Foi cancelado em 2020, mas este ano acontece e traz uma mensagem especial. Já abriu ao público o “maior presépio vivo da Europa”, o Presépio Vivo de Priscos, em Braga.

A 15.ª edição do evento é dedicada às crianças desaparecidas e contou, no dia da inauguração, este domingo 12 de dezembro, com a presença de Filomena Teixeira, a mãe de Rui Pedro, jovem desaparecido de Lousada há mais de 20 anos. 

O presépio é construído pela comunidade de Priscos e por reclusos do estabelecimento prisional de Braga. No total, desde o início em 2006 que são mais de 600 figurantes em 90 cenários, num espaço de 30 mil metros quadrados.

Segundo o padre João Torres, há quinze anos que a Paróquia de São Tiago de Priscos, da Arquidiocese de Braga, organiza um Presépio ao Vivo com o “objetivo de proporcionar aos visitantes um encontro com o mistério do Natal”, explica à NiT.

Este ano, a edição tem um único e nobre objetivo: “Queremos lembrar todas as crianças desaparecidas no mundo, nomeadamente em Portugal.”

A mensagem é de encorajamento à população e também à comunicação social, para levar a “refletir sobre todas as crianças que foram dadas como desaparecidas”, bem como “espalhar uma mensagem de esperança e solidariedade”, nota o pároco à “BragaTV”.

“Em Portugal desaparecem diariamente em média duas crianças ou jovens até aos 18 anos. A maioria é recuperada mas, infelizmente, não são todos. Basta lembrar: o Rui Pedro, a pequena Olívia, o Hélder, a Madeleine, e tantas outras crianças das quais tragicamente só sabemos o seu início, mas fatalmente não sabemos do seu paradeiro.”

Esta não é a única singularidade do presépio vivo de Priscos. Além de promover “a dignificação e humanização dos reclusos visando a reinserção social” ao trabalhar com detidos, inclui também uma participação muçulmana, que não é sequer novidade desta edição.

O presépio pode ser visitado ainda em dezembro nos dias 19 e 26 de dezembro, entre as 15 e as 18h30. Já em janeiro, realiza-se nos dias 2, 8 e 9, no mesmo horário, à exceção de dia 8, com horário excecional das 20 às 22h30.

As visitas só podem ser feitas mediante reserva e estão limitadas aos lugares disponíveis. As crianças até aos 16 anos não pagam; já o bilhete de adultos terá um custo de cinco euros, sendo que todo o valor reverte para causas solidárias.

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Quotes:

“How wonderful it is that nobody need wait a single moment before starting to improve the world.” ― Anne Frank

Pesquisar

Nelson's bookshelf: currently-reading

Alfie - O Gato do Bairro
tagged: currently-reading

goodreads.com

2022 Reading Challenge

2022 Reading Challenge
Nelson has read 0 books toward his goal of 50 books.
hide

Arquivo

    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Afiliado Wook

WOOK - www.wook.pt

Comunidade Bertand

Afiliado Miniso

Read the Printed Word!

Em destaque no SAPO Blogs
pub