Literall: a marca unissexo e confortável para usar em casa, na praia ou no trabalho
Foi criada a pensar na pandemia pelo apresentador de televisão João Montez com João Ventosa, um amigo de infância.
João Montez é apresentador de televisão em Portugal. João Ventosa é médico ortopedista em Frankfurt, na Alemanha. Os dois são amigos de infância, tratam-se como irmãos, cresceram juntos, foram colegas de escola e, asseguram, sempre partilharam os mesmos princípios e valores. A vida separou-os fisicamente, mas mantiveram sempre o contacto e a vontade de criar algo em conjunto, que pudesse ter algum impacto na vida dos outros.
Foi durante a pandemia que surgiu a oportunidade ideal. Nestas circunstâncias atípicas que nos obrigaram a passar mais tempo em casa, o conforto ganhou uma nova importância na hora de escolher o look do dia. Como sempre foram práticos, resolveram aliar o seu gosto à vontade de lançar um projeto juntos. E foi assim que nasceu a Literall.
Esta sexta-feira, 30 de julho, anunciaram o lançamento da sua marca de roupa 100 por cento portuguesa, baseada num conceito descomplicado e livre de género que alia o estilo à sensação de comodidade em qualquer ocasião.
O que querem com a Literall passa também por dinamizar a indústria têxtil portuguesa e levá-la lá para fora, enaltecendo o orgulho em ser português. Já o nome peculiar pega na palavra “literal” e dá-lhe um “l” extra para encaixar o sufixo “all”, sinónimo de “todos”, em inglês.
Assim, como o próprio nome indica, esta é uma marca unissexo que é mesmo para todos. O design próprio foi idealizado e criado pelos dois amigos, que se envolveram no processo de produção desde o início até ao fim. Todas as peças são feitas em Portugal, com tecidos e materiais escolhidos a dedo para priorizar a qualidade e o detalhe.
Pelo caminho, conheceram Carlos Eduardo Simões, outro jovem empreendedor que está à frente da fábrica Simetex, sediada em Barcelos. É um negócio familiar, estabelecido há mais de 10 anos, que partilha com Montez e Ventosa a mesma visão moderna do universo têxtil nacional.
A par do lançamento da marca, a loja online chega com duas primeiras coleções. A primeira, Sea and Sand, é assumidamente virada para o verão e para a época balnear, num tecido de toalha e quatro tons pastel: verde-menta, azul, rosa e castanho areia. São peças para usar na praia, com tecidos ideais para enfrentar os dias quentes e que secam rapidamente.
A segunda, Hommies Home, propõe básicos que se podem adaptar a qualquer ocasião. Estas peças são confecionadas em felpa italiana, com um toque macio e aconchegante, e estão disponíveis em azul-mar, rosa pastel, amarelo torrado e cinzento claro. Em ambas as linhas, tops e camisolas podem ser combinados com calções e calças ao gosto de cada um.
O look, no entanto, é sempre descontraído e oversized, e os preços começam nos 29,90€. Pode conhecer todas as propostas na loja online da Literall, que faz envios para todo o mundo.