Lisboa recebe um festival que vai discutir a saúde mental através do cinema
Chama-se Festival Mental, e está marcado para maio, no Cinema São Jorge em Lisboa.
O Festival Mental vai estar de regresso para uma quinta edição este ano, que vai acontecer entre os dias 20 e 23 de maio no Cinema São Jorge, em Lisboa. O evento envolve a arte do cinema e informação, música, teatro, dança, literatura, debates e conversas, entre outras expressões artísticas, para abordar um dos temas centrais do ano de 2020, a saúde mental.
Tendo sido antecipado a data de realização do evento, a open call para a competição de curtas-metragens, que se relacionem com o tema da saúde mental, já se encontra a decorrer na plataforma Film Freeway, com candidaturas de várias partes do mundo. A data limite para participar, é até 27 de março com a oportunidade de apresentar obras livres, relacionadas com o contexto principal do evento.
O júri do Mental 2021, é composto por vários intervenientes: Rui Henriques Coimbra, Maria João Barros, Catarina Belo e Eurico de Barros aos quais se juntará um quinto elemento convidado.
Para além disso, também vai ser incluído na programação uma série de outros eventos integrados, tais como o Mental Júnior, pelo fato da saúde mental abranger todos os públicos de todas as idades, incluindo os miúdos.
Este ano, terá também um formato itinerante, passando por diversas cidades como o Funchal na ilha da Madeira, Ponta Delgada na ilha de São Miguel, e no Castelo de Vide no distrito de Portalegre. Neste novo formato, a programação do Festival Mental é ajustada mantendo assim o seu objetivo principal de debater o tema da saúde mental através da cultura, contribuindo para a construção de novos públicos e chegando diretamente a todas as comunidades.
Para mais informações sobre a programação do Festival Mental 2021, consulte o site.