Kukur Tihar, o festival hindu que trata os cães como deuses
O Tihar é um festival que dura cinco dias no Nepal. O segundo dia é dedicado aos cães — e eles são mesmo os protagonistas.
O festival “Tihar”, que decorreu nos últimos dias de outubro, acontece anualmente no Nepal, em Katmandu, tem um carácter religioso e dura cinco dias. Cada dia tem um animal atribuído, que é venerado perante o deus hindu da morte. O segundo, designado “Kukur Tihar”, é dedicado aos cães e as imagens são impressionantes.
Para assinalar o dia canino, são reunidos cães num abrigo e, durante a celebração, veem-se cobertos colares de flores, enfeites e pós de várias cores — festividades que contrastam com a a realidade que se vive durante o resto do ano.
“Existem cerca de 170 cães no nosso abrigo, incluindo cães que foram abandonados. Hoje, são homenageados, mas no dia seguinte, são deixados para trás. Se estão doentes, são abandonados”, lamentou Sneha Shrestha, dono do abrigo em questão, à agência Reuters.

O valor dos cães reconhecido
Na cidade onde o festival decorre há cerca de 20.000 cães de rua e as autoridades esforçam-se por promover campanhas de adoção. Além da vertente espiritual, o dia do Tihar dedicado aos cães tem, também, o objetivo de sensibilizar as pessoas — locais e turistas — para a causa animal. Mal-tratar um cão, nestas circunstâncias, é até considerado pecado à luz dos princípios hindus..