Já se pode inscrever na campanha de apoio à Liga Portuguesa Contra o Cancro
O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro — Grupo de Apoio de Setúbal apela a que se junte e seja “um herói”.
Ainda que a ciência avance e sejam descobertas, diariamente, várias formas de combater o cancro, a verdade é que ainda não há cura e esta continua a ser a causa de cerca de 28 mil mortes anuais em Portugal. Para continuar a lutar vai realizar-se a nível nacional o peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), de 1 a 5 de novembro, com o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro — Grupo de Apoio de Setúbal a considerar este o “evento mais importante do ano”.
Este ano, a iniciativa conta com o lançamento da campanha “Os Heróis da Liga”, uma ação de recrutamento voluntário que tem como principal objetivo “recrutar, de forma voluntária, todos os interessados em participar no Peditório Nacional, a principal fonte de financiamento da Instituição e importante elo na sua relação com a comunidade” — os setubalenses não são exceção.
“O Peditório Nacional da LPCC é a imprescindível forma de poder dar resposta às muitas necessidades, a vários níveis, que os doentes oncológicos e respetivas famílias enfrentam. Permite ainda apostar na prevenção da doença e na investigação científica através da atribuição de bolsas, apoio a centros de investigação e formação em Oncologia. Por isso, seja voluntário no Peditório Nacional. Seja um herói da LPCC”, diz o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Francisco Cavaleiro de Ferreira.
Esta é uma luta conjunta e há um “inimigo poderoso” à solta. Por isso, é necessário pedir ajuda aos heróis da Liga Portuguesa Contra o Cancro, “homens e mulheres corajosos, que angariam donativos para dar continuidade ao trabalho diário no combate ao cancro e apoio a doentes e familiares”. Pode inscrever-se no site oficial da LPCC e no formulário poderá filtrar a sua área de residência para o concelho de Setúbal.
As doenças oncológicas continuam a registar uma alta incidência em Portugal, em número de novos casos, com cerca de 60 mil novos diagnósticos a cada ano, constituindo-se como uma das principais causas de morbilidade, incapacidade e mortalidade no País, com profundo impacto nos doentes, nas famílias e na sociedade. A Liga Portuguesa Contra o Cancro foi fundada em 1941, é uma associação cultural e de serviço social, que tem como base quatro áreas de missão: apoio ao doente oncológico e família, prevenção primária, prevenção secundária e investigação e formação em oncologia.