Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Little Tomodachi (ともだち)

Little Tomodachi (ともだち)

29
Jan21

Há uma nova plataforma portuguesa onde pode comprar e vender livros em segunda mão

Niel Tomodachi

O Ramalhete foi lançado no início de 2021 para facilitar o processo a quem quer partilhar experiências de leitura.

9dbb74a5d16b3c5381f3237abbdc1b1f-754x394.jpg

Foram anos de trocas de mensagens e envios de comprovativos por plataformas de compra e venda que levaram finalmente Rita Godinho, de 27 anos, e Nuno Almeida, de 26, a fartarem-se de um processo demorado e pouco fiável. A 13 de janeiro, este casal de namorados apaixonados por literatura lançou em Portugal uma loja online que assegura um processo simples, legítimo e de confiança a quem quer comprar e vender livros usados.

“Neste momento, já temos cerca de 500 livros e 230 utilizadores registados, um número que aumenta diariamente”, conta a dupla à NiT. Depois de muita pesquisa, lançaram o Ramalhete para facilitar a vida a todos os portugueses que querem aventurar-se no mundo dos livros em segunda mão. Por lá, não há trocas de mensagens entre compradores e vendedores, envios de moradas ou de números de conta bancária. Todo o processo é automático, como em qualquer loja online tradicional.

Rita e Nuno contam que não existia ainda nenhum site automatizado para o comércio de livros usados no nosso País. “Era tudo muito semelhante e, embora existissem muitas plataformas para compra e venda de bens em segunda mão, todas elas seguiam o mesmo processo.”

O objetivo, dizem, sempre foi terem os seus próprios negócios. Em janeiro de 2017, frustrados com o mercado de trabalho em Portugal, decidiram ir para Dublin, na Irlanda, onde ficaram a trabalhar durante dois anos. Foi por lá que encontraram uma livraria que vendia livros em segunda mão e ficaram espantados com a diferença de preços em relação a um livro novo. “Começámos a optar por comprar sempre dessa maneira”, recordam.

Fizeram as malas e mudaram-se para o Luxemburgo. Ao fim de um ano, decidiram voltar para Portugal, em maio de 2020, depois de um período internacional em que ganharam conhecimentos técnicos e a liberdade financeira necessária para colocarem em prática o objetivo inicial: lançarem o próprio negócio. 

“Quando regressámos, começámos a vender alguns livros que fomos acumulando ao longo dos anos, mas todos os processos eram manuais, demorados e, por vezes, frustrantes”, continuam. 

Foi assim que se decidiram a lançar o Ramalhete. Além das centenas de livros e utilizadores que vai encontrar na plataforma, às vezes aparecem por lá edições antigas, como uma obra de José Saramago editada em 1986. 

O preço mínimo de venda é 2€, explicam, um valor baseado nas comissões cobradas pelo processador de pagamentos. “Acima disso, o preço é definido pelo comprador.” 

Rita é natural de Santa Maria da Feira e Nuno, de Vila Pouca de Aguiar, onde estão agora os dois a viver. Estudaram na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde se conheceram. Ela, Ciências da Comunicação; ele, Economia.

Rita ggosta de romances e thrillers; por outro lado, Nuno varia entre ficção e não ficção. Entre os seus autores favoritos, destacam grandes nomes da literatura portuguesa: Eça de Queiroz, José Saramago, Inês Pedrosa, Afonso Cruz e José Rentes de Carvalho estão na lista.

No Ramalhete, os livros estão separados pelos temas: Ficção, Não Ficção, Inglês e Outras Línguas. Se preferir, também pode pesquisar pelo nome da publicação ou autor. Quem quiser livrar-se dos seus livros antigos terá apenas de criar uma conta e seguir todos os passos simples indicados no separador “Quero vender!” da plataforma.

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Quotes:

“How wonderful it is that nobody need wait a single moment before starting to improve the world.” ― Anne Frank

Pesquisar

Nelson's bookshelf: currently-reading

Alfie - O Gato do Bairro
tagged: currently-reading

goodreads.com

2022 Reading Challenge

2022 Reading Challenge
Nelson has read 0 books toward his goal of 50 books.
hide

Arquivo

    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Afiliado Wook

WOOK - www.wook.pt

Comunidade Bertand

Afiliado Miniso

Read the Printed Word!

Em destaque no SAPO Blogs
pub