Há uma nova aldeia de Natal solidária para conhecer em Tomar
Nasceu na localidade de Santa Cita e acontece de 17 a 19 e de 21 a 23 de dezembro. E até tem uma ursa polar como mascote.
A histórica aldeia de Santa Cita, em Tomar, vai ser o palco de uma especial aldeia de Natal que arranca esta sexta-feira, 17 de dezembro. Criada por um grupo de amigos e apoiada pelos negócios locais, a Santa Cita – Aldeia de Natal lança-se na primeira edição, caracterizada pelo “caráter solidário” e um “espírito de inclusão e de comunidade”.
Quem o explica é Ricardo Confraria, um dos elementos da Comissão Organizadora da Santa Cita Aldeia de Natal. “No dia 8 de dezembro tivemos a cerimónia do acender das luzes”, recorda, antes de apontar para 17 de dezembro como a data do arranque definitivo com todas as atrações.
Entre elas contam-se, por exemplo, a casa do Pai Natal, um presépio vivo e um mercado de Natal. Haverá também uma casa dos doces e um marco dos correios onde os miúdos poderão enviar as suas cartas com os desejos natalícios. O objetivo passa também por criar “um evento alicerçado nos valores herdados dos natais dos nossos avós” e assente nas “crenças religiosas do passado histórico da aldeia que remonta ao século I”.
No local estará ainda uma amigável ursa polar de nome UR’CITA, que será a mascote do evento e estará sempre presente para acolher os visitantes de 17 a 23 de dezembro.
Os miúdos terão ainda diversões à disposição, entre carrosséis, insufláveis, paredes de escalada e slides. Durante os vários dias do evento, haverá espaço também para a atuação de malabaristas, ilusionistas e até concertos ecléticos, com tributos a Michael Bublé ou aos músicos mais populares como Toy e Mónica Sintra.
Toda a aldeia estará iluminada com as habituais luzes natalícias, sobretudo a igreja secular da aldeia. A entrada é, claro, gratuita.