Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Little Tomodachi (ともだち)

Little Tomodachi (ともだち)

Quotes:

"Um herói é um indivíduo comum que encontra força para perseverar e resistir apesar dos obstáculos esmagadores". - Christopher Reeve
Seg | 20.01.20

Há uma loja em Aveiro com produtos amigos do ambiente

ともだち

Loja de duas amigas preocupadas com a defesa da saúde e do ambiente abriu no verão passado, no centro de Aveiro, com uma oferta diversificada.

36293291_WEB_51535374_GL30112019MARIAJOAOGALA026_W

É uma loja de produtos amigos do ambiente, naturais, sem químicos nem aditivos, alguns deles vegan, inaugurada em junho, no centro de Aveiro, por duas amigas que partilhavam outro negócio: a casa de chá Doce Infusão.

Sandra Branco e Sónia Amaro juntaram alguns artigos que já vendiam no salão de chá (como garrafas e copos reutilizáveis, ou um substituto da película aderente feito com cera de abelha) a outros que encomendavam pela internet para uso próprio (caso de certos produtos de higiene). O resultado foi a loja Rota das Cores, que reflete a preocupação da dupla em proteger saúde e ambiente. O nome está associado, por um lado, à direção a tomar para defender o planeta; e, por outro, às cores dos chás – afinal, foi por aí que tudo começou.

 

Produtos naturais, biológicos e reutilizáveis, visando diminuir a pegada ecológica de cada um, a diferentes níveis, disputam a atenção. A oferta é diversa. Há desde fios de algodão orgânico, com tinturas naturais, para malha e crochê, até livros ou detergentes a granel, próprios para lavar e amaciar a roupa, limpar o chão ou os vidros. Para os transportar, são disponibilizados frascos, embora muitas pessoas já levem recipientes próprios, devidamente etiquetados, para voltar a encher.

Os clientes também encontram ali champôs e amaciadores sólidos, cosméticos vegan, discos desmaquilhantes para lavar e tornar a usar, colorações naturais para o cabelo e óleos essenciais. Sem esquecer artigos de higiene íntima feminina, como copos menstruais ou pensos higiénicos de pano, laváveis na máquina.

 

área alimentar não é descurada. Das prateleiras espreitam chás biológicos, bolachas, chocolates vegan, especiarias ou flor de sal. Há filtros de carvão para a água, sacos reutilizáveis para combater o uso de plástico na hora de comprar vegetais e frutas, e ainda tábuas de madeira, talheres de bambu, taças de coco e, em jeito de complemento, peças de cerâmica com o selo Bordallo Pinheiro, que a seleção da loja abrange produtos portugueses.

De marca nacional é também algum do calçado ecológico disponível, concretamente, das marcas Lemon Jelly e Zouri. Esta última integra nos seus modelos plástico recolhido de praias, borracha natural e piñatex (tecido feito com folhas de ananás). A mudança em curso não conhece fronteiras.

::::::::::::::::::

MORADA: Rua Combatentes da Grande Guerra, 74, Aveiro
TELEFONE: 234061251
HORÁRIO: Das 11h às 19h. Encerra ao domingo.