Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Little Tomodachi (ともだち)

Little Tomodachi (ともだち)

Qua | 20.05.20

Este calor está a pedir uma mousse de chocolate com gelado de avelã e banana

ともだち

A receita do chef Tiago Bonito, do Michelin Largo do Paço, é ideal para chamar o verão. No final tem de imitar o empratamento.

9d978df9d4c3ac7dcf89d3f0f8b19c83-754x394.jpg

Estamos a um mês do início do verão, mas já só apetece gelados e receitas que podemos fazer com eles. Sim, porque isto de tirar da caixa para uma taça e comer à colher é coisa do passado. O chef Tiago Bonito, do restaurante com estrela Michelin Largo do Paço, em Amarante, criou esta mousse de chocolate com um toque de autor.

No final terá de tentar imitar o empratamento que o chef fez, mas claro que está à vontade para juntar os elementos como bem entender. O que interessa é que os tenha feitos para que tudo se conjugue. A única coisa que precisa de comprar já feita é o gelado de avelã. O resto o chef ensina a fazer.

Há toda uma mousse de chocolate e um crumble de avelã que precisa de preparar. Mas nada que lhe tire o sono. Os processos são bastante simples. No final não se esqueça do toque das bananas marinadas e a flor de sal por cima.

Do que precisa:

Mousse

2 gemas

 

75g chocolate negro 55%

50g Manteiga

10g whisky fumado ou velho

75g nata fresca

Crumble de avelã

30g farinha

20g manteiga

10g açúcar mascavado

10gde avelã sem pele

150ml gelado de avelã

2 bananas

2 morangos

Qb açúcar

Qb flor de sal

Folhas de hortelã

Como se faz

Coloque o chocolate com a manteiga a derreter em banho maria. Bata o açúcar com as gemas, junte o whisky e o chocolate derretido,e envolva as natas batidas com cuidado. Coloque no frio durante 2 horas.

Junte a farinha, manteiga, açúcar e a avelã num triturador. Coloque num tabuleiro e leve ao forno a 170ºC durante 5 a 6 minutos, mexendo pouco a pouco. Deixe arrefecer. Corte a banana em rodelas, polvilhe com açúcar e queime com a ajuda de maçarico para caramelizar.

Corte os morangos faça uma marinada com açúcar e whisky durante 10 minutos. Coloque a mousse num saco de pasteleiro com boquilha lisa. Emprate a mousse no prato, no centro um pouco de crumble e a bola de gelado, a banana em cima e polvilhe com flor de sal.