Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Little Tomodachi (ともだち)

Little Tomodachi (ともだち)

29
Out21

Estas são as aldeias mais bonitas de Portugal, dizem os leitores do “The Guardian”

Niel Tomodachi

As preferências de quem segue um dos maiores jornais do mundo incluem locais clássicos e outros não tão óbvios.

Nos últimos dias, a aldeia portuguesa de Monsanto tem tido uma atenção quase sem precedentes em toda a sua história — marcada inclusive pela alcunha de “a aldeia mais portuguesa de Portugal”.

Desde meados de outubro que a equipa de produção de “A Guerra dos Tronos” começou a trabalhar no concelho de Idanha-a-Nova — sobretudo em redor das aldeias de Monsanto e Penha Garcia, para as gravações da nova série “House of the Dragon“.

Mas há muito mais aldeias, espalhadas pelo nosso País, que são constantemente alvo de atenção internacional. Aldeias e cidades: para este caso,  a distinção não importa. O britânico”The Guardian” propôs-se a reunir e divulgar o conjunto dos locais em Portugal, sejam de que tipo forem, que brilhem aos olhos dos leitores. Aqueles mais se pareçam com pontos “saídos diretamente de um conto de fadas”, como é referido na descrição de um dos favoritos.

A premissa é simples e a resposta é dada pelos seguidores do jornal que, entretanto, destaca também (e novamente), a beleza geral de Portugal: “com praias fluviais e atlânticas, arquitetura brilhante e culinária acessível, mas deliciosa, os nossos ‘informantes’ [leitores que enviam dicas] parecem empanturrados com a beleza do País” escreve, numa tradução livre, o site noticioso.

Divididas por regiões, foram então selecionadas algumas das mais bonitas aldeias, vilas e cidades do País, na opinião de quem segue aquele orgão de comunicação social e quis contribuir. Com uma a surgir logo em destaque, em modo de “vencedora”: Tavira, no Algarve.

Segundo o leitor que a selecionou, a temperatura, o alojamento, as praias, os restaurantes e bares, as opções a curtas distâncias de barco: tudo vale a pena.

Mas há mais. Nas sugestões a sul, o “The Guardian” selecionou ainda Aljezur, no Algarve, onde se destaca o ar fresco, os edifícios empilhados, o pôr do sol e as praias ali por perto.

Do Alentejo, Évora e Elvas são dois chamarizes: a primeira chamada de “museu vivo com monumentos da época romana”, cheia de restaurantes e bares, cultura e diversão; a segunda, onde não se pode deixar de visitar a fortaleza da cidade, o castelo, o aqueduto e o museu do exército.

O Forte da Graça, em Elvas, é um dos locais a visitar (imagem da autarquia).
 

Na zona centro, o destaque vai, como já é costumeiro, para Piódão. “Existe uma pequena aldeia aninhada nas montanhas da Serra do Açor que parece saída de um conto de fadas”, resume a leitora que enviou o seu contributo.

Monsanto, mesmo sem “Guerra dos Tronos”, também está na lista: uma localidade “verdadeiramente atmosférica e antiga, onde as tradições locais ainda são praticadas nas ruas, especialmente durante os feriados religiosos”. “O custo da comida e bebida é baixo, mesmo para Portugal, e os bares servem pratos locais simples, tão impressionantes quanto qualquer coisa encontrada em lugares mais sofisticados. Verdadeiramente mágica”, é descrito.

Tomar também é destacada: “é verdadeiramente uma jóia escondida, onde se encontra uma das mais significativas fortalezas templárias, que evoluiu para o Convento de Cristo”, diz-se no jornal britânico.

Em Viseu, a referência vai para Santa Comba Dão, “uma bela pequena cidade do interior com vista para o rio Cris onde este se junta ao Dão, antes que o Dão se junte ao Mondego”, escreve o leitor.

Aveiro e os seus barcos moliceiros ainda no centro do País e, a norte, Guimarães, a “terra natal de Portugal”, completam a lista, que pode consultar online.

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Quotes:

“How wonderful it is that nobody need wait a single moment before starting to improve the world.” ― Anne Frank

Pesquisar

Nelson's bookshelf: currently-reading

Alfie - O Gato do Bairro
tagged: currently-reading

goodreads.com

2022 Reading Challenge

2022 Reading Challenge
Nelson has read 0 books toward his goal of 50 books.
hide

Arquivo

    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Afiliado Wook

WOOK - www.wook.pt

Comunidade Bertand

Afiliado Miniso

Read the Printed Word!

Em destaque no SAPO Blogs
pub