Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Little Tomodachi (ともだち)

Little Tomodachi (ともだち)

07
Fev22

Esqueça o Wordle: chegou a versão do jogo para os apaixonados por geografia

Niel Tomodachi

Há semanas a fio que os feeds das redes sociais se encheram de pequenas imagens quadriculadas de cores cinza, amarela e verde. Foi desta forma que o viciante Wordle se tornou viral e começou a espalhar-se pelo mundo em diversas línguas.

Agora, uma nova versão parece querer apostar não nos nossos conhecimentos gramaticais, mas sim na nossa destreza geográfica. Chama-se Worldle e é a criação de um programador francês que acaba de imaginar a sua alternativa ideal ao jogo de palavras.

Tal como o Wordle original, este é um desafio diário onde, a cada 24 horas, há um novo país diferente para descobrir. Ao jogador é apenas dada uma imagem do contorno do território. E se parece pouco, tenha calma, porque há mais pistas para conseguir chegar até à resposta final em menos de seis palpites.

O palpite é dado de forma fácil: basta escolher o país da lista já pré-preenchida. Caso não acerte à primeira, terá direito às primeiras informações, que indicam qual a distância em quilómetros que separa o seu palpite e a resposta certa.

É também fornecida a direção em que ele se encontra — através de pontos cardeais —, numa posição sempre relativa ao último palpite. Existe, por fim, uma percentagem que serve também de indicador de proximidade. Quanto maior for o valor, mais próximo estará o seu palpite do destino correto. Se for 100 por cento, parabéns, acertou em cheio.

O sistema de palpites acaba por ser um pouco mais complexo do que o do Wordle, o que obriga a algumas explicações. No caso da distância entre países, é sempre tido em conta o centro geográfico de cada um dos territórios, razão pela qual entre Estados Unidos e Canadá, se verifica uma distância de 2.260 quilómetros, apesar de partilharem fronteiras.

O Worldle é a criação de um programador de software francês que se apresenta pelo nome de teuteuf e que tem associada ao jogo uma página de doação de fundos. Quem quiser, poderá pagar um café — ou um Ko-Fi — no valor de 2€ ao criador.

Entretanto, o jogo de palavras que o inspirou continua a fazer sucesso por todo o mundo, de tal forma que foi até vendido ao “The New York Times” por um valor acima de um milhão de euros. O valor exato não foi divulgado. Existe agora também medo de que, sob controlo do jornal norte-americano, o Wordle possa passar a ser pago. Também por isso, muitos utilizadores têm feito o download da versão atual, de forma a garantir que não ficarão sem acesso.

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Quotes:

“How wonderful it is that nobody need wait a single moment before starting to improve the world.” ― Anne Frank

Pesquisar

Nelson's bookshelf: currently-reading

Alfie - O Gato do Bairro
tagged: currently-reading

goodreads.com

2023 Reading Challenge

2023 Reading Challenge
Nelson has read 11 books toward his goal of 55 books.
hide

Arquivo

    1. 2023
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Afiliado Wook

WOOK - www.wook.pt

Comunidade Bertand

Afiliado Miniso

Read the Printed Word!

Em destaque no SAPO Blogs
pub