Escolas vão ensinar alunos a partir dos 10 anos a andar de bicicleta na estrada
A aprendizagem acontecia em recinto fechado. Agora, a transição vai ser feita em grupos pequenos, com um máximo de cinco alunos.
Espera-se que, no próximo ano letivo, bicicletas e capacetes de todos os tamanhos comecem a chegar aos agrupamentos do 2.º ciclo. Isto porque as escolas vão ficar encarregues de ensinar os alunos a usarem este transporte. O manual técnico, citado pelo “Jornal de Notícias”, prevê que, do primeiro ao quarto ano”, a aprendizagem tenha lugar em recinto fechado e que, a partir dos 10 anos, aconteça no “espaço público”, tanto em contextos urbanos de “baixa” como de “alta densidade”.
A transição de dentro da escola, “em perímetro limitado e seguro”, para o exterior deve acontecer em grupos pequenos, com um máximo de cinco alunos, sempre acompanhados por professores ou estudantes experientes, de acordo com o mesmo manual.
A mobilidade em bicicleta é uma das apostas da estratégia do Desporto Escola até 2025. Na sequência deste programa, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destina 2,8 milhões de euros à compra do material necessário para esta aprendizagem, que será entregue aos agrupamentos escolares.