De chocolate ou na grelha: estes são os vencedores do Concurso Sardinhas 2022
A EGEAC recebeu quase 1.600 candidaturas este ano. Houve prémios para artistas nacionais, mas também da Turquia.
O Concurso Sardinhas voltou em grande em 2022. A iniciativa organizada pela EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural), da Câmara Municipal de Lisboa, contou com quase 1.600 participações. O objetivo era que os participantes dessem uma nova vida ao peixe mais consumido durante as festas populares de Lisboa.
Esta sexta-feira, 20 de maio, no decorrer da apresentação do programa para as festividades deste mês de junho, foram conhecidas as seis sardinhas vencedoras de 2022. Entre os premiados estão artistas nacionais, mas também um de origem turca.
Segundo o “Observador”, Helder Teixeira Peleja, Bruno ‘Pintorabiscos’, Domingos do Ó, Sofia Almeida, Fatih Aksular e Salvador Almeida (da Escola EB1 de Travassô, em Águeda) venceram a iniciativa deste ano.
Entre as propostas apresentadas estão sardinhas iluminadas, na grelha, mas também em lata, de chocolate ou como se fosse um gato. Cada vencedor vai receber um prémio de 1.500€. A edição deste ano contou com artistas de 39 países, como China, Peru e Ucrânia.
As Festas de Lisboa estão de volta à cidade depois de dois anos suspensas, devido à pandemia. A programação completa já foi anunciada e conta com várias iniciativas, como um espetáculo no Terreiro do Paço e fado no Castelo de São Jorge. Pode ver todas as datas e eventos no site do programa Cultura na Rua.