Cucoo Kids: o sucesso do livro musical que recupera as canções da nossa infância
O 1.º livro vendeu cerca de 2.000 exemplares. A segunda edição é um presente original, com temas antigos de Natal.
Quando a tradição e o património se encontram no presente, o resultado é especial. O sucesso desta iniciativa que o diga: a adesão ao primeiro “Giroflé — Canções tradicionais da nossa infância” foi tal, que está agora disponível o segundo livro da Cucoo Kids — desta feita dedicado exclusivamente ao Natal.
O novo livro chama-se “Linda Noite— Canções Tradicionais de Natal” e reúne mais seis canções gravadas pelo “Coro da Pausa”, um projeto coral infantil de Gondomar. As ilustrações originais são de Marta Calado.
O projeto Cucoo Kids nasceu em 2020, com o propósito de preservar o património musical português e neste novo livro apresenta algumas canções do cancioneiro de Natal. Entre elas os Natais de Linhares, de Elvas e de Évora e outras menos conhecidas do público infantil como “José embala o Menino”.
Nesta nova edição, os arranjos musicais desenhados por Beatriz Correia e Pedro Pereira, dão palco a diferentes instrumentos de percussão e incluem alguns solos interpretados pelas crianças do Coro da Pausa. A colaboração com o projeto educativo sem fins lucrativos pretende contribuir para a sua sustentabilidade e alargar o impacto social da Cucoo Kids.
As ilustrações resultam do olhar de Marta Calado, natural do Alentejo, e marcam o Natal com cores vivas e brilhantes, com detalhes do património, arquitetura e paisagem portuguesas.
O primeiro livro correu, explica à NiT fonte da Cucoo Kids, muito bem: vendeu, até agora, cerca de 2.000 exemplares. Esta nova edição de Natal, mais exclusiva, é de apenas 1.000 exemplares. “Esperamos que cheguem às mãos de muitas famílias felizes, criando momentos lúdicos e de aprendizagem”, adianta.
“O primeiro ano da Cucoo Kids foi, felizmente, um sucesso. O Giroflé foi muito bem recebido pelos pais e pelos miúdos e o feedback tem sido incrível”, conta-nos Ana São-Marcos.
Segundo Ana, uma das fundadoras da iniciativa, “muitas pessoas referem que as ajudamos a relembrar as letras das canções que cantavam na infância — e que ficam muito felizes ao verem que para os seus filhos, este é, um dos livros favoritos. Recebemos muitos vídeos de miúdos a interagir com os livros, quer a dançar, quer a folheá-los e isso para nós é a prova de que este formato e conteúdos são muito bem recebidos pelos portugueses mais novos, independentemente do seu caráter tradicional”, adianta.
Com o novo livro “Linda Noite”, a Cucoo Kids pensou em corresponder às solicitações da comunidade nas redes sociais: “Percebemos que só as pessoas não pediam apenas mais canções, como muitas referiam as canções de Natal”, relata.
De resto, a abordagem foi semelhante à da primeira edição: “exclusivamente portuguesa”, indo buscar músicas tradicionais do País para esta época. “Quisemos experimentar uma expressão visual diferente, mais viva e brilhante, convidando uma nova ilustradora a colaborar com o nosso projeto, a Marta Calado”.

O resultado com o “Linda Noite” é um produto mais sazonal, ligado à celebração natalícia, mas a marca diz que muitas pessoas têm optado por comprar packs com os dois livros para o Natal. A recepção que o “Linda Noite” está a ter, deu às mentoras “mais alento para pensar em novas aventuras para a Cucoo Kids”, dentro e fora dos formatos dos livros musicais.
“O nosso projeto tem um lugar no panorama editorial e de produtos para crianças em idade pré-escolar porque é o único que se dedica a preservar as tradições portuguesas e, em particular, o património musical português. Adicionalmente, temos a felicidade de, à nossa dimensão, ter também um impacto social positivo através do apoio que damos ao Coro Crescendi. Este coro infantil, é um grupo musical educativo gratuito que temos muita honra em apoiar e também dar a conhecer.”
Estes livros musicais, que as crianças mais pequenas controlam a partir de pequenos sensores elétricos nas páginas cartonadas, permitem o desenvolvimento de competências ao nível da motricidade fina, aquisição da linguagem e apetência para a leitura, lembram as fundadoras.
E concluem; “o projeto Cucoo Kids é, no panorama editorial português, o único a apresentar conteúdos originais no formato de livro musical”, apoiando a perspetiva de uma parentalidade mais positiva, sem recurso a dispositivos digitais.
Quanto às encomendas, bem como mais detalhes sobre o projeto, encontra tudo na plataforma online.