“Bookings” para férias dos animais
Para quem quer levar consigo os amigos de quatro patas ou procura um lugar para os deixar enquanto está fora, já há plataformas que simplificam a vida aos donos e poupam horas de busca.
Com as férias à vista e a procura por destinos de verão, surgem as dúvidas sobre hotéis que aceitem animais de estimação ou lugares para os deixar enquanto estamos fora. Estas plataformas são autênticos “Bookings” para animais que juntam, num só site, alojamentos e restaurantes pet friendly, hotéis, famílias solidárias, serviços veterinários ou atividades turísticas que abrem a porta a cães e gatos.
Foi já este ano, em março, que surgiu a Tails Travel, a plataforma de viagens pet friendly, pelas mãos de Sara Bastos, 28 anos, que se juntou a três amigas para fazer o projeto acontecer. Tem seis cães e seis gatos, gosta de viajar. “Sempre que ia de férias em grupo, era um sarilho para encontrar casa. Nas plataformas de reserva, muitos alojamentos dizem que são pet friendly mas não dizem quantos animais aceitam. Se fôssemos quatro amigos e 15 cães, já não dava.” As taxas também estão, muitas vezes, ocultas. Sara perdia horas à procura e decidiu começar a anotar serviços e alojamentos amigos dos animais.
Num só site, decidiu agregar todos os serviços pelo país. Alojamentos e restaurantes pet friendly, hotéis para animais, serviços de dog walker, lojas, veterinários. Basta usar o filtro para pesquisar por local, número de animais, tipo de alojamento (hotel, casa rural, etc.). “E mostrámos todas as taxas associadas. Às vezes, fica 50 ou cem euros mais caro.” A plataforma também permite procurar atividades turísticas, praias, parques, shoppings pet friendly.
A Tails Travel organiza roteiros para fazer com os animais a partir de 20 euros. E ainda disponibiliza um serviço veterinário online e gratuito, 24 horas por dia. “Para situações em que o cão vomita ou está apático. Para a pessoa não entrar em pânico e não ter que cancelar as férias.” O site está em português, inglês, espanhol, francês e alemão. Segundo Sara, “57% dos donos de animais planeiam fazer uma a duas viagens com cão por ano”. Há cerca de três mil alojamentos pet friendly em Portugal.
Pouco mais antiga é a Pet B Home, que tem um conceito comunitário. Junta famílias disponíveis para receber em sua casa, gratuitamente, cães e gatos durante as férias dos donos. Pedro Paiva é treinador de cães há duas décadas e lançou a plataforma há um ano. “Muita gente recorria a mim para encontrar um sítio para os animais quando ia de férias. Uma das principais causas de abandono é a época sazonal. Senti que faltava uma alternativa.” Não só por questões financeiras, mas também porque nem todos ficam confortáveis em deixar o companheiro de quatro patas fechado numa box durante 15 dias.
A plataforma funciona na base de troca: as famílias registam-se e disponibilizam-se para receber um animal em casa. Como contrapartida, também podem pedir a outra família que tome conta do seu animal quando estiverem fora. No final, avaliam-se.
Mas a Pet B Home também ajuda quem não tem disponibilidade para receber um animal em sua casa. Redireciona para hotéis, quintas ou famílias de pet sitting a baixo custo (desde cinco euros por dia). O algoritmo, que Pedro levou três anos a criar, trata de tudo.
Em 2019, a Pet B Home tinha perto de duas mil famílias ativas. E não tem só alojamento. Também inclui serviços de banhos e tosquias, clínicas e hospitais veterinários. Basta introduzir o código postal e o que procura.