Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Little Tomodachi (ともだち)

Little Tomodachi (ともだち)

25
Out20

As regras de etiqueta ao usar o hashi no Japão

Niel Tomodachi

Chopsticks-blog-feature-image-PT.png

O hashi ou pauzinhos é um utensílio obrigatório nas mesas de jantar do Japão, não sendo apenas algo com que se come. O uso do hashi no Japão tem o seu próprio conjunto de regras e etiqueta, que podem não ser óbvios para aqueles que não cresceram em uma cultura na qual eles são usados com frequência. Por isso, vamos explicar em nosso artigo as regras de etiqueta ao usar o hashi no Japão.

Embora para quem é estrangeiro exista um nível maior de tolerância em relação às gafes e nem todas as regras sejam rígidas, é sempre bom saber como usá-lo e as regras sociais e de etiqueta.

Breve história

O hashi tem uma longa história, que remonta a China antiga do ano de 1.200 a.C. Ele era originalmente utilizado para cozinhar e só em 400 d.C passou a ser usado como talher. O registro mais antigo de seu uso no Japão é de 712 d.C, porém é provável que ele já fosse usado antes dessa data.

No começo, o hashi era usado em cerimônias tradicionais do país, só depois que passou a ser usado como talher nas residências comuns. Em 1878, o Japão criou os primeiros hashis descartáveis, que até hoje costumam ser feitos de bambu ou madeira.

Assim como em outros países asiáticos, o principal utensílio utilizado no Japão para comer é o hashi. Em izakaya, restaurantes de sushi e lamen o hashi é usado como talher principal.

chopsticks etiquette PT

Etiqueta ao usar o hashi no Japão

O hashi tem seu próprio conjunto de regras de etiqueta. É bom conhecer essas regras para não ofender as pessoas a sua volta quando estiver no Japão.

Os itens abaixo são considerados uma violação as regras de etiqueta ao se comer com o hashi:

刺し箸 (さしばし, sashi bashi) – espetar o hashi na comida.

立て箸 (たてばし, tate bashi) – enfiar o hashi no arroz. O ato é semelhante ao que ocorre em funerais, quando os presentes acendem incenso ao falecido, acendendo e colocando palitinhos, que se parecem com o hashi.

箸渡し (はしわたし, hashi watashi) – passar comida para outras pessoas usando o hashi. É um ato também relacionado com rituais fúnebres, no qual o fragmento do osso de um falecido é passado de uma pessoa para outra no momento de colocá-lo no caixão.

くわえ箸 (くわえばし, kuwae bashi– segurar o hashi com a boca. Por exemplo, quando suas mãos estão ocupadas e você decide colocar o hashi na boca para segurá-lo.

舐り箸 (ねぶりばし, neburi bashi) – lamber o seu hashi.

握り箸 (にぎりばし, nigiri bashi) – segurar o hashi com o punho fechado, como se segurasse uma faca ou arma branca.

叩き箸 (たたきばし, tataki bashi) – bater o hashi em um prato ou na mesa.

指し箸 (さしばし, sashi bashi) – apontar para alguém usando o hashi. Também é feio girar seu hashi enquanto fala com os outros.

寄せ箸 (よせばし, yose bashi) – trazer um prato para você puxando-o com o hashi. Vale também para o ato de levantar um prato usando a mão que está segurando o hashi. Lembre-se de usar a mão que está livre para pegar ou mover um prato.

探り箸 (さぐりばし, saguri bashi) – vasculhar um prato ou panela com seu hashi para procurar uma comida que você goste.

迷い箸 (まよいばし, mayoi bashi) – passar seu hashi por vários pratos enquanto pensa no que quer comer

逆さ箸 (さかさばし, sakasa bashi) – pegar comida usando a outra ponta do hashi. Este ato é considerado rude porque a outra extremidade é para ser segurada com a mão, que pode não estar limpa.

揃え箸 (そろえばし, soroe bashi) – ajeitar o hashi batendo-o na vertical em uma mesa ou prato. Quando quiser ajeitar o hashi, use a outra mão para fazer isso.

ちぎり箸 (ちぎりばし, chigiri bashi) – cortar a comida usando o hashi como se ele fosse um garfo ou faca. Caso esteja tendo problemas para cortar a comida, peça ao funcionário do restaurante uma faca ou garfo.

Quando não estiver usando o hashi, coloque-o no porta hashi. Se estiver usando hashi descartável, pode colocá-lo em cima de sua embalagem de papel ou plástico. Certifique-se de que o hashi não esteja em forma de cruz e sempre dispostos de forma paralela. O hashi cruzado é um símbolo de morte.

How to hold chopsticks PT

Como segurar o hashi

Existem diferentes formas de segurar o hasahi, então o “certo” para uma pessoa pode não ser o mesmo para outra. Contudo, existe uma forma mais “certa” ou aceita de maneira geral quando se trata de segurar o hashi.

  1. Com a mão que você usa para escrever, segure o hashi entre o dedo indicador, o médio e o polegar – mais ou menos como você segura uma caneta. Quando for pegar a comida é preciso mover o hashi. Para movê-lo, use o dedo indicador e médio, enquanto mantém o polegar imóvel.
  2. O outro hashi fica entre o polegar e a palma da mão, repousando no dedo anular. Este hashi fica parado.

Se não está acostumado com o hashi, saiba que a prática leva a perfeição. Não se preocupe também se encontrar um jeito de segurar melhor que o senso comum. Muitas pessoas usam o hashi da forma que consideram mais confortável.

Assim sendo, não fique estressado com todas as regras de etiqueta ao usar o hashi, caso elas pareçam exageradas para você. Apenas tenha bom senso e use um tempo para entender por que estas regras existem. O importante é ter consideração pelas outras pessoas. Quanto mais utilizar o hashi no Japão, mais familiar tudo se tornará. Em breve, estará usando-os corretamente, mesmo sem pensar muito.

 

Source

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Quotes:

“How wonderful it is that nobody need wait a single moment before starting to improve the world.” ― Anne Frank

Pesquisar

Nelson's bookshelf: currently-reading

Alfie - O Gato do Bairro
tagged: currently-reading

goodreads.com

2022 Reading Challenge

2022 Reading Challenge
Nelson has read 0 books toward his goal of 50 books.
hide

Arquivo

    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Afiliado Wook

WOOK - www.wook.pt

Comunidade Bertand

Afiliado Miniso

Read the Printed Word!

Em destaque no SAPO Blogs
pub