Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Little Tomodachi (ともだち)

Little Tomodachi (ともだち)

30
Jun21

"A Voz que Grita por um Sentido" de Viktor E. Frankl

Como redescobrir a dimensão humanista da Psicoterapia

Niel Tomodachi

1507-1 (1).jpg

Sobre o Livro:

Nos anos 30, com o aumento em massa de suicídios entre os jovens universitários em Viena, um jovem psiquiatra austríaco propôs uma terapia inovadora: ajudar os estudantes a encontrar um sentido para a vida. Nascia assim a Logoterapia, que o autor comprovou de forma terrível no campo de concentração de Auschwitz: os prisioneiros que sobreviviam não eram os mais fortes fisicamente, mas aqueles que vislumbravam um sentido para a existência.

Viktor E. Frankl, que relataria a sua experiência no livro O Homem em Busca de um Sentido, assistiu no pós-guerra ao crescimento económico da Europa e previu que, à medida que as pessoas vissem as suas necessidades básicas satisfeitas, começariam a esquecer-se do sentido da vida, e que isso acabaria por levar a um enorme vazio existencial.

Neste livro (textos de 1947 a 1977) o autor vem contrariar esse vazio reafirmando os valores humanistas que se foram perdendo. O autor procura (re)encontrar o que temos de mais humano em diferentes expressões da cultura humana. Percorre a filosofia, a moralidade, mas também temas fulcrais para a psicologia, como o sexo ou a literatura, à procura daquilo que faz de nós humanos.

A Voz que Grita por um Sentido quer devolver um rosto humano à psiquiatria e evidenciar o que cada um de nós tem de único e individual. E reforça a crença do autor de que num mundo confuso, só em nós próprios encontraremos um farol e um rumo para a vida.

 

Sobre o Autor:

Nascido na Áustria em 1905, Viktor Emil Frankl formou-se em Neurologia na Universidade de Viena, onde viria a doutorar-se em Psiquiatria. Tendo-se especializado no estudo da depressão e do suicídio, viria a ser influenciado no início por Sigmund Freud e Alfred Adler, de quem se viria a afastar. Ao desenvolver um programa pioneiro junto dos estudantes vienenses, que reduziu a zero a taxa de suicídios, foi convidado a trabalhar com Wilhelm Reich. A sua brilhante carreira foi interrompida pela ascensão do Nacional Socialismo. Quando lhe ofereceram a hipótese de emigrar, decidiu permanecer na Áustria, para cuidar dos pais. Em 1942, foi deportado para um gueto e depois para o campo de concentração de Auschwitz. No fim da guerra retomou o seu trabalho, imprimindo-lhe uma direção totalmente nova. Criou a Logoterapia, ensinou-a em universidades de Viena a Harvard. Quando morreu, aos 92 anos, tinha recebido 29 Doutoramentos Honoris Causa e a sua obra estava traduzida em mais de 40 línguas.

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Quotes:

“How wonderful it is that nobody need wait a single moment before starting to improve the world.” ― Anne Frank

Pesquisar

Nelson's bookshelf: currently-reading

Alfie - O Gato do Bairro
tagged: currently-reading

goodreads.com

2022 Reading Challenge

2022 Reading Challenge
Nelson has read 0 books toward his goal of 50 books.
hide

Arquivo

    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Afiliado Wook

WOOK - www.wook.pt

Comunidade Bertand

Afiliado Miniso

Read the Printed Word!

Em destaque no SAPO Blogs
pub