Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Little Tomodachi (ともだち)

Little Tomodachi (ともだち)

27
Out21

A melhor fotografia do ano é um retrato poderoso da guerra na Síria

Niel Tomodachi

A imagem captada pelo fotógrafo Mehmet Aslan acaba de vencer o principal prémio nos Siena International Photo Awards.

"Hardship of Life” — ou “As dificuldades da vida”, em tradução livre — foi o título escolhido pelo fotógrafo turco para a imagem que depois de conquistar os prémios internacionais em Siena, na Itália, está a comover o mundo. A foto retrata um pai e um filho num momento carinhoso, sendo que ambos carregam as marcas de uma vida difícil.

Munzir al-Nazzal, o pai, perdeu a perna no bombardeamento de um mercado sírio em Idlib. A mulher e mãe de Mustafa, Zeynep, também foi afetada pelo conflito. Depois de ter inalado um gás neurotóxico quando ainda estava grávida, foi sujeita a um tratamento perigoso.

Pouco tempo depois nascia o rapaz que tem hoje cinco anos e um defeito congénito que o trouxe ao mundo sem braços ou pernas. “[Um defeito] causado pelos medicamentos que a mãe tomou depois de adoecer por causa da inalação de gás”, explicam os responsáveis da competição de fotografia.

A guerra e a procura de ajuda médica para dar ao rapaz as próteses de que necessita para uma vida normal levaram a família a atravessar a fronteira com a Turquia.

Foi aí que Mehmet Aslan os conheceu. “Queríamos dar mais atenção a esta história. O rapaz tem imensa energia mas o pai parece já ter desistido [de encontrar ajuda]”, conta ao “The Washington Post”.

“Juro que já corri todos os hospitais. Não há nenhuma cidade que não tenha visitado, mas nunca deu em nada”, explica o pai da criança ao jornal norte-americano, ele que procura tratamentos médicos especializados para Mustafa — e também as próteses especiais que não estão disponíveis na Turquia.

Com a ajuda de vizinhos e de outros refugiados, a família tem sobrevivido com os recursos mínimos. Trata-se de um drama vivido por muitos sírios que procuraram na Turquia a paz que não encontraram no seu país. Ainda assim, são vistos com desdém pelos próprios turcos. Um estigma que Aslan está a tentar fazer desaparecer.

“Há anos que tentámos que ouçam as nossas vozes, que nos ajudem com o tratamento [do Mustafa]. Daríamos tudo para que ele pudesse ter uma vida melhor”, confessa a mãe. “Agora a fotografia chegou a todo o mundo.”

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Quotes:

“How wonderful it is that nobody need wait a single moment before starting to improve the world.” ― Anne Frank

Pesquisar

Nelson's bookshelf: currently-reading

Alfie - O Gato do Bairro
tagged: currently-reading

goodreads.com

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Nelson has read 1 book toward his goal of 25 books.
hide

Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Afiliado Wook

WOOK - www.wook.pt

Comunidade Bertand

Afiliado Miniso

Read the Printed Word!

Em destaque no SAPO Blogs
pub