Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Little Tomodachi (ともだち)

Little Tomodachi (ともだち)

08
Mai21

"A Madrugada em Birkenau" de Simone Veil

Testemunhos recolhidos por David Teboul

Niel Tomodachi

Um testemunho do holocausto, uma narrativa pessoal (inédita) por uma das mais destacadas figuras da política europeia da segunda metade do século XX.

500x.jpg

Sobre o Livro:

Numa primeira parte do livro, Simone Veil fala da sua infância, da família, recorda o início das perseguições raciais em França, e relata a deportação, a vida nos campos de Drancy, Auschwitz-Birkenau, Bergen-Belsen, e o impacto destes acontecimentos na vida que se lhes seguiu. Na segunda parte, dialoga com antigos companheiros sobreviventes do holocausto, e com a irmã, membro da Resistência, e que reencontrou no fim da guerra.

Um extraordinário documento histórico, enriquecido por muitas fotografias (dos anos trinta e de anos recentes): deportada aos 16 anos, Simone Veil veio a tornar-se a francesa mais popular e uma das mulheres mais importantes da política europeia do século xx. Simone Veil habita literalmente este livro. O leitor ouve a sua voz e sente a sua liberdade interior.

 

Sobre a Autora:

Simone Veil nasceu em Nice, França, em 1927. Tinha 16 anos quando foi detida e deportada para Auschwitz-Birkenau. Foi, depois da guerra, magistrada e, em 1974, ministra da Saúde, tendo levado à aprovação a «Lei Veil», que despenalizou o aborto. Em 1979 tornou-se a primeira mulher presidente do Parlamento Europeu. Membro do Conselho Constitucional, foi eleita membro da Academia Francesa em 2008. Em 2010, uma sondagem deu-a como «a personalidade preferida dos franceses». Morreu em 2017 aos 90 anos. Mais de dois milhões de pessoas acompanharam pela televisão a trasladação dos seus restos mortais para o Panteão, em 2018. Foi a quarta mulher a receber a distinção francesa «Honneur Solennel de la Nation».

 

 

CRÍTICAS DE IMPRENSA:
 
«As confidências de uma grande Senhora. Ocasião para descobrir uma mulher livre, tolerante, cuja voz ouvimos aqui como nunca anteriormente.»
Le Parisien

«Os temas de Simone Veil continuam extraordinariamente atuais, a prova de que ela tinha um olhar extremamente arguto sobre a evolução do Mundo.»
La Libération

«Um livro fora do vulgar, em todos os aspetos.»
Télérama
 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Quotes:

"We need four hugs a day for survival. We need eight hugs for maintenance. And we need twelve hugs a day for growth." - Virginia Satir

Pesquisar

Nelson's bookshelf: currently-reading

Alfie - O Gato do Bairro
tagged: currently-reading

goodreads.com

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
Nelson has read 1 book toward his goal of 25 books.
hide

Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Afiliado Wook

WOOK - www.wook.pt

Comunidade Bertand

Read the Printed Word!

Em destaque no SAPO Blogs
pub