Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Little Tomodachi (ともだち)

Little Tomodachi (ともだち)

18
Mar23

"Mulheres - Trilogias e Outros Contos" de Rosabela Afonso

Niel Tomodachi

Mulheres - Trilogias e Outros Contos

Sobre o Livro:

«Uma série de histórias de mulheres, divididas em quatro trilogias e seis contos independentes, cada uma destas vidas contadas é intemporal e pretende chamar a atenção para o olhar o outro, para a sororidade e/ou fraternidade. São histórias para todo o tipo de leitores e para todas as idades. Temas do quotidiano de todos os tempos... ou quase.
Da criança abandonada com vida sofrida, às traições que trespassam muitas das relações que se julgam afetivas e onde o amor não mora, aos dramas familiares provocados pela insensatez, excessos e problemas mentais. De tudo o que nos cerca e não vemos, na voracidade dos dias e do tempo, há um pouco, até uma fada surge da guerra, tão dura e insana.
A cada um de nós cabe o dever de apoiar e de se comprometer com a sociedade em geral, contribuindo para a felicidade alheia. Logo, a nossa por inerência. Mesmo que a felicidade se esqueça de alguns, é nosso dever promover esse encontro.
Alertando para os diversos tipos de violência, tentando influenciar, mostrando como tudo seria melhor se o sol brilhasse todos os dias em todas as vidas, através de práticas mais humanistas e solidárias. Com amor, esta nossa caminhada tem mais sentido e o percurso em direção ao objetivo fica mais curto, sendo assim mais fácil de atingir o que deverá ser um objetivo de vida - a Felicidade.
Como seria a humanidade sem leituras e sem reflexão? Sem amor aos outros e sem o querer viver em boa comunhão?
Esse o implícito desafio.»

Rosabela Afonso
In contracapa Mulheres - Trilogias de Outros Contos

 

Sobre a Autora:

Nasceu e vive em Lisboa. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, na Universidade Nova de Lisboa. Casou cedo e tem dois filhos e quatro netos. Ingressou na RTP em 1974, onde trabalhou 30 anos, em áreas tão diversas como o Centro de Formação e a Direção de Programas. Dirigiu a Revista Grande Plano, da Casa do Pessoal da RTP, foi Regente de Emissão, Gestora de distribuição da RTP internacional (RTPi), primeiro para a Europa, depois para a Ásia e África Austral e, por fim, para os EUA, fundou e chefiou a delegação da RTP África em Moçambique. Após o seu regresso chefiou os Departamentos de Meios Operacionais e de Distribuição da RTPi. Tem a carteira profissional de jornalista nº 3946A. Em 2005 assinou um protocolo com uma televisão da China (TVS), da qual foi representante em vários países, entre os quais Portugal, para a produção de documentários. Em 2009 fundou, com uma amiga, a ACCIG – Associação Cultura, Conhecimento e Igualdade de Género, da qual foi presidente até ao final de 2014. No âmbito da mesma foram desenvolvidos Projetos designados "Mulheres na Sociedade: Empoderar para Participar", nos distritos de Viseu e Guarda. Participou nas edições "Poiesis Vol. XVII" e "Roteiro(s) da Alma", com poesia e contos. É autora da Coleção Infantojuvenil "As Mulheres e a República", composta por seis volumes dedicados a seis mulheres que tenta homenagear desta forma, são elas: Carolina Beatriz Ângelo, Adelaide Cabete, Maria Veleda, Ana de Castro Osório, Angelina Vidal e Emília de Sousa Costa. Também é da sua autoria a biografia, para crianças e jovens, de Maria de Lourdes Pintasilgo, "Maria de Lourdes, Curiosa e Brilhante". Curadora da primeira edição da SAM - Semana Arte Mulher, em Portugal. Serão editados mais dois livros, a biografia de Sophia de Mello Breyner Andresen, "Os Tempos de Sophia" e "O Visionário", este último trata uma realidade ficcionada. É autora do Projeto "Mangualde – Cidade das histórias". Ana de Castro Osório, considerada a mãe da literatura infantil em Portugal, é a figura central deste Projeto.

 

17
Mar23

" Weyward" de Emilia Hart

Niel Tomodachi

Weyward

Sobre o Livro:

Um romance admirável, a evocar o realismo mágico de autores como Isabel Allende e Gabriel García Márquez.
Em 2019, Kate foge de uma relação abusiva e refugia-se em Crows Beck, uma aldeia remota na Cúmbria. O seu destino é a Casa Weyward, herança da sua tia-avó Violet, uma entomologista excêntrica.
Enquanto lida com o trauma do seu passado, Kate descobre um segredo sobre as mulheres da sua família. Uma história que remonta a 1619, quando Altha Weyward foi julgada por feitiçaria…
Tecendo as vidas de três mulheres extraordinárias, Weyward é um romance absolutamente maravilhoso sobre o empoderamento feminino, a esteira de violência masculina ao longo de séculos e o poder libertador da Natureza.

 

Sobre a Autora:

Emilia Hart é uma escritora britânico-australiana. Nasceu em Sidney e estudou Literatura Inglesa e Direito na Universidade da Nova Gales do Sul antes de trabalhar como advogada em Sidney e Londres. Emilia fez o Curso de Escrita de Romances online da Curtis Brown Creative e foi reconhecida com o Prémio de Romance da Caledónia de 2021. Os seus contos foram publicados na Austrália e no Reino Unido. Vive em Londres.

 

Emilia Hart controla magistralmente a tensão e o suspense à medida que estas mulheres procuram libertar-se de circunstâncias terríveis através de uma força oculta. O resultado é um romance envolvente sobre magia e empoderamento feminino, uma leitura fascinante.”

Booklist

“Apaixonante. Este romance profundo e por vezes pungente alia com êxito ficção histórica e feminismo moderno.”

Kirkus

“Uma estreia brilhante… a magia dominada pelos personagens parece absolutamente real nesta viagem extraordinária.”

Publishers Weekly

 

17
Mar23

"Uma Mulher com Cancro, um Psicólogo e uma Virgem Entram num Death Café" de Lara da Rocha Vaz Pato

Niel Tomodachi

Uma Mulher com Cancro, um Psicólogo e uma Virgem Entram num Death Café

Sobre o Livro:

«"Gostariam de saber a data da vossa morte? Fazia diferença se tivessem mais um ou mais cinquenta anos de vida?"
Ah, finalmente, uma pergunta em que o cancro me dava uma vantagem sobre os outros.»

O inesperado diagnóstico de cancro do pulmão, aos trinta e um anos, durante a pandemia e numa idade em que os seus pares começam famílias e compram casa, obrigou Lara da Rocha Vaz Pato a confrontar-se com as reações de amigos e família, com a perda de cabelo, os tratamentos ou o apoio psicológico e, acima de tudo, com o medo da morte. Pelo meio, fala da pressão de estudar em Portugal durante a crise dos anos 2000, sobre viver no estrangeiro e sobre as exigências que sentiu no mercado tecnológico como jovem adulta. Com a chegada da doença, as suas histórias e recordações falam de ser feliz e de ver o lado belo da vida, mesmo no meio de tanta má fortuna. Os temas pesados e desconfortáveis não se evitam, mas tornam-se mais fáceis de digerir pela verdade do tom e pelo humor. Um livro que não se esquece.

Desassombrada, Lara mostra-nos como lidou com os altos e baixos que a vida lhe trouxe, desde pequenos episódios da sua intimidade a temas como o cancro e a morte, a competição entre mulheres no trabalho, as relações amorosas ou as recordações da infância e da família.

 

Sobre a Autora:

Lara da Rocha Vaz Pato (Lisboa, 1988), escritora e humorista, fez o mestrado em Física Teórica e, na Bélgica, o doutoramento em Engenharia Biomédica. Viveu na Holanda, onde, além do seu trabalho como analista de dados, escrevia textos de humor e fazia standup em Eindhoven ou Amesterdão. Foi-lhe diagnosticado um cancro terminal do pulmão, no início da pandemia – este foi o ponto de partida para a escrita de textos sobre a sua vida. Alguns foram publicados nas revistas LER e Months to Years, e no livro Tell Your Story – Fall 2021. Foi também finalista de vários concursos internacionais de escrita. Lara morreu a 27 de maio de 2022. Escreveu até ao último dia da sua vida.

 

17
Mar23

Land Rover Defender 90 é a nova proposta da LEGO

Niel Tomodachi

O novo produto LEGO Ideas foi anunciado e é o Land Rover Defender 90. 

 

Land Rover Defender 90

Lançado na comemoração do 75.º aniversário da Land Rover, o set de 2336 peças baseia-se no design clássico do Land Rover Defender de 1983 a 2016 e vem acompanhado de todos os acessórios que são precisos para uma aventura de todo-o-terreno.

Para comemorar o lançamento do set, o Grupo LEGO estacionou um Land Rover Defender amarelo-canário nas terras altas da Escócia e transformou-o na loja LEGO mais difícil de alcançar em todo o mundo. Na verdade, só podia ser alcançado por um difícil trilho todo-o-terreno, e por isso, o Grupo LEGO lançou este desafio a dois dos aventureiros mais ousados. No desafio final, Raha Moharrak, a primeira mulher saudita a escalar o monte Evereste e os sete cumes, e o aventureiro escocês e especialista em locais extremos Aldo Kane têm pela frente uma subida exigente para chegarem à remota loja LEGO e, claro, para serem os primeiros a construir o novo set. Mas quem chegará em primeiro lugar?

O filme mostra os dois a atravessar os terrenos das terras altas escocesas, circulando por trilhos lamacentos, estradas irregulares e obstáculos antes de se apressarem para construir o novo conjunto de 2336 peças em clima adverso. Uma é filha do deserto, altamente competitiva e construtora habitual de LEGO; o outro, embora jogue em casa, vai fazer a primeira construção de LEGO em mais de 30 anos. O desafio de aventura e brincadeira não estará completo até a última peça fazer clique!

 

Land Rover Defender 90

No centro da aventura está o set LEGO Icons Land Rover Classic Defender 90, no verde-cinza da Land Rover. Ao reproduzir com fidelidade o clássico Defender, o formato “dois em um” significa que tanto os fãs de tijolos como os de veículos automóveis podem optar por construir e exibir o modelo pronto para a estrada antes de ativarem o modo de aventura e personalizarem a construção com acessórios, em que se incluem a grade do tejadilho, snorkel do motor, para-choques dianteiro todo-o-terreno e guincho funcional, rails laterais, caixa de ferramentas, um extintor e placas de tração para atravessar lama e areia, entre outros. O Defender conta com 75 anos de expedições em todo-o-terreno. Reconhecido de imediato em qualquer parte do mundo, tem um registo único de aventura e de trabalho árduo e humanitário.

Kurt Kristiansen, LEGO Design Master, comentou:

Dar vida em forma de tijolos ao icónico Land Rover Classic Defender esteve longe de ser um desafio fácil. Este prestigiado veículo pode levar-nos a qualquer lugar, pelo que, durante o processo de design, quisemos dotar o conjunto LEGO dessa sensação de aventura. A formato dois em um significa que é possível carregar todo o kit necessário, seja a atravessar terras escocesas, como os nossos aventureiros Raha Moharrak e Aldo Kane, andar por zonas com água ou mesmo pelas dunas. Mal podemos esperar por ver as reações dos fãs.

 

Land Rover Defender 90

Em declarações a propósito desta aventura com a LEGO, Raha Moharrak conta:

Fiquei tão entusiasmada quando o Grupo LEGO me pediu que fizesse parte desta campanha. Eu construo pelo menos um set LEGO por mês, pelo que trabalhar em simultâneo com as duas marcas foi uma aventura épica. Desde poder correr as terras altas escocesas num Defender clássico até tentar chegar em primeiro lugar à loja LEGO de mais difícil acesso no mundo e estar entre os primeiros a brincar com o novo conjunto, foi decerto a realização de um sonho.

Aldo Kane comentou:

Apesar de ter sido a primeira vez em muitos anos a construir um set LEGO, estava confiante em relação à parte da condução deste desafio — afinal de contas, cresci nas terras altas, o que era um ponto a meu favor. Ainda assim, o terreno acidentado e o frio gélido criaram as condições para uma aventura e peras! Acho que a minha parte favorita de toda a experiência foi o termo-nos tornados amigos, eu e a Raha, durante o desafio. Isso e brincar com o novo conjunto LEGO — é mesmo incrível!

O set LEGO Icons Land Rover Classic Defender 90 está disponível a 1 de abril de 2023, nas lojas LEGO no website oficial, com PVP recomendado de 239,99 €.

 

17
Mar23

"A Secretária de Churchill" de Susan Elia Macneal

Niel Tomodachi

A Secretária de Churchill

Sobre o Livro:

Numa era de desafios sem precedentes, ela pode ser a única hipótese de vencer a guerra…
Londres, 1940. Churchill chegou ao poder e a guerra alastra. Mas isso não detém Maggie Hope, uma jovem com um dom natural para decifrar códigos que rivaliza com as mentes mais brilhantes do governo. Em tempos conturbados e mortíferos, o acesso à Sala de Guerra do primeiro-ministro dá a Maggie a oportunidade única de desvendar as conspirações de um grupo determinado a alterar o curso da História.

Enredada numa rede de espiões, homicídios e intriga, a jovem tem de trabalhar para equilibrar o seu dever com a Pátria e as suas oportunidades de sobreviver. E quando se vê envolvida num mistério que envolve a sua própria família, Maggie descobre que a sua inteligência é tudo o que se interpõe entre o plano mortal de um assassino e o próprio Churchill.

Uma estreia ambiciosa e uma personagem fascinante que promete tensão e mistério para os próximos volumes

 

Sobre a Autora:

Susan Elia Macneal

 

17
Mar23

No WOW, o Dia do Pai assinala-se com (muito) chocolate

Niel Tomodachi

Workshop vai juntar pais e filhos numa atividade culinária com direito a ofertas no final.

Quem visita o World of Wine (WOW) com frequência já se habituou a ver os workshops de fim de semana para os miúdos. Agora, o “Chocolatinhos” abre-se pela primeira vez aos adultos para assinalar o Dia do Pai, no próximo domingo, 19 de março.

A proposta passa por criar momentos de partilha entre pais e filhos em que confecionam doces uns para os outros. Aos miúdos será proposto que façam um bolo de caneca, sendo que no final poderão oferecer tanto o bolo como a caneca com a frase “Gosto mais de ti que de chocolate” ao pai ou adulto que os acompanhe. No caso dos pais, terão a tarefa de preparar e decorar tabletes de chocolate para oferecer ao miúdo que for com eles à atividade.

Esta edição especial do workshop “Chocolatinhos” vai ser feita em sessões de 45 minutos com horários marcados para as 11 horas, 15 horas, 16h30 e 18h15. Realizado na Lemon Plaza, o workshop é pensado para miúdos entre os quatro e os 12 anos.

A participação neste workshop especial tem o custo de 20€ para cada par de miúdo com adulto, mas é possível juntar mais elementos ao grupo por mais 10€ por cada miúdo extra. Além dos presentes que cada um levará do workshop, os miúdos poderão receber, como habitual, uma entrada gratuita no Museu do Chocolate ou no brunch buffet do restaurante VP.

Recorde-se ainda que em abril o “Chocolatinhos” estará integrado nos eventos especiais de Páscoa do WOW, cuja programação acontecerá maioritariamente entre 6 e 10 de abril. O evento Páscoa de Chocolate vai contar com espetáculos musicais, sessões de culinária e até um ovo de Páscoa gigante.

 

17
Mar23

"O Rapaz do Douro" de Jeannine Johnson Maia

Niel Tomodachi

O Rapaz do Douro

Sobre o Livro:

Portugal, outono de 1877.
Enquanto o Porto se prepara para inaugurar a magnífica ponte de ferro de Gustave Eiffel sobre o rio Douro, Henrique, de 17 anos, foge das duras condições de vida rio acima, pelas vinhas de uma propriedade onde se produz vinho do Porto. Para trás fica uma traição que ele quer esquecer. À sua frente, a oportunidade única de trabalhar numa ourivesaria.

Determinado a fazer do Porto a sua casa, Henrique explora as ruas sinuosas da cidade, convivendo com cartógrafos e agitadores, e começa a aprender a delicada arte da filigrana. Até que um conhecido do passado aparece, ameaçando a sua nova vida...

Quando descobre uma conspiração contra a ponte de Eiffel, Henrique tem de decidir até onde está disposto a ir para se salvar a si próprio, o ilustre novo marco da sua cidade adotiva e talvez até a própria família real portuguesa.

Situado numa cidade de mercadores e trabalhadores, marinheiros e reis, privilegiados e pobres, O Rapaz do Douro é uma história de resiliência e amizade, de um rapaz à procura de si próprio e daquilo em que se quer tornar.

 

Sobre a Autora:

Antes de se mudar para Portugal, Jeannine Johnson Maia trabalhou como jornalista na Bélgica e na cidade de Washington. Na qualidade de assessora de imprensa, integrou a missão norte-americana junto da União Europeia, em Bruxelas. Estudou nos Estados Unidos da América e em Itália, ensinou Inglês em França e viveu em Cabo Verde. A atração pelas viagens e pelas complexas relações entre os países levaram-na a licenciar-se em Política Externa pela Universidade da Virgínia (EUA), a concluir um mestrado em Economia, Estudos Europeus e Relações Internacionais na Johns Hopkins School of Advanced International Studies (EUA) e a obter um segundo mestrado em Escrita Criativa na Universidade de Lancaster (Reino Unido). Jeannine anda sempre em busca da história por detrás da História e acha que os passeios à beira-mar são a melhor forma de terapia. Mora em Gaia, a poucos passos do Porto, uma cidade que considera irresistivelmente fotogénica. O Rapaz do Douro é o seu segundo romance, que sucede a Praça do Rossio, N.º 59.

 

«Jeannine Johnson Maia situa a aventura de um jovem carpinteiro em busca de uma vida melhor no emocionante cenário da industrialização do Porto no final do século XIX. A sua narrativa habilmente investigada irá com certeza intrigar os leitores interessados na História portuguesa e, em particular, na região vinícola do Douro e na sua considerável influência nas fortunas dos mercadores e artesãos do Porto.»
Richard Zimler

«Um belo romance que nos reporta para o Porto da segunda metade do século XIX. Nesta trama, acompanhamos a aventura de Henrique no mundo dos joalheiros da Rua das Flores, mas também o Porto industrial, o das realizações materiais corporizadas na ponte D. Maria Pia. O mundo das ilhas e a sua sórdida pobreza. A contestação política contra uma monarquia decadente. Na história, cruzam-se personalidades como Carolina Michaëlis, Telles Ferreira e Gustavo Eiffel. Em suma, um romance a não perder.»
César Santos Silva

«A história apaixonante de Henrique, um jovem que abandona a sua aldeia natal no Alto Douro rumo ao Porto e a uma vida melhor, numa época de grandes transformações sociais, políticas e económicas. E esta é, também, a história de muitos dos homens que triunfaram no comércio, na indústria e na política portuense dos séculos XIX e XX.»
Manuel de Sousa

 
17
Mar23

Play Slow: os guias divertidos para os miúdos curiosos descobrirem os bairros lisboetas

Niel Tomodachi

São pequenos percursos para toda a família que dão a conhecer a história de vários locais através de desafios e atividades.

Quando Carina Vieira veio morar para Lisboa, há 15 anos, depois de ter vivido a vida toda em Coimbra, apaixonou-se pela cidade: pelas ruas, pela tradição, pela história dos sítios e pelas pessoas. É designer gráfica de formação, “aprendiz de costureira” por paixão e, em setembro do ano passado, lançou a Play Slow, uma marca orientada para os miúdos curiosos e as suas famílias. 

Desde pequena que fazia roupas para as bonecas, mas só quando foi mãe é que perdeu o medo da máquina de costura — e até se aventurou em projetos mais ambiciosos. “Moro entre Campo de Ourique e a Estrela e, na altura da pandemia, comecei a passear muito por esta zona de Lisboa. Pareciam locais completamente diferentes, com menos pessoas, e comecei a reparar em pormenores interessantes”, começa por contar à NiT Carina, de 38 anos.

Nos passeios que fazia com a sua filha, na altura com três anos, mesmo na idade dos “porquês”, foram surgindo muitas dúvidas e curiosidades. Para dar resposta às inquietações, começou a pesquisar e a ler livros na biblioteca, até que surgiram os Guias das Famílias Curiosas.

“São guias com pequenos percursos que permitem a toda a família conhecer um determinado local, a nível de história, património, curiosidades, fauna e flora. Durante o trajeto, vão sendo propostos desafios para captar o interesse dos mais pequenos”, explica.

Ao contrário de outros itinerários do género, que costumam “saltar de um sítio para o outro”, estes focam-se num bairro lisboeta em específico. Já foi lançado o guia das Tapada das Necessidades, o do Campo de Ourique e, no início de abril, deverá ser lançado o do Jardim da Estrela.

“Queria que fossem dedicados a sítios pequenos, é um circuito pequeno, mas dá para conhecer muitos pormenores”, sublinha. Além disso, cada um deles tem detalhes que os mais novos vão achar engraçados, como os balões que chamam a atenção para um facto ou os desafios que lhes são propostos. Um deles, por exemplo, é tentar identificar espécies de árvores.

 

O percurso do guia da Tapada das Necessidades estende‒se ao longo de 1,7 quilómetros e contém um mapa, com vários pontos assinalados. Com este roteiro, as “famílias curiosas” vão conhecer a história do local e serão capazes de identificar algumas espécies de árvores e pássaros existentes.

Já o do Campo de Ourique é um percurso de 2,2 quilómetros, num terreno plano, e vai ensinar aos mais novos o porquê de um bairro tão cosmopolita se chamar campo, além de muitas outras curiosidades. O trajeto passa na Igreja de Santo Condestável, onde os mais pequenos são convidados a cumprir dois desafios — só precisam de observar muito bem a fachada.

O próximo a ser lançado é o do Jardim da Estrela, com menos de um quilómetros. Com este guia vão conhecer a história do jardim, a escultura e a estatuária e, no final, serão capazes de identificar algumas espécies de árvores e aves.

Os livros foram feitos para miúdos entre os sete e os 13 anos e podem ser comprados online, por 10€. Algumas das ilustrações que aparecem nos guias foram trabalhados digitalmente pela própria Carina para “dar uma piada aos desenhos”. O D. João V, por exemplo, aparece com uma peruca azul.

Além desta vertente — e por gostar tanto de costurar —, a Play Slow também vende alguns “acessórios faz de conta”. “As brincadeiras da minha filha inspiraram-me a costurar acessórios que quero agora partilhar com outras crianças. Acredito que enquanto as crianças brincam estão sempre a aprender alguma coisa”. Todos eles foram pensados para que os miúdos possam passar tempo de qualidade com a família. 

O conjunto “Pequeno Cozinheiro” (21€), por exemplo, inclui um avental de algodão e um cortador de bolachas com um formato divertido. Já o pack “Pequeno Jardineiro” (19,70€), traz um avental de cintura e uma embalagem de sementes.

 

 

17
Mar23

" O que Eu Quero que Todos Saibam sobre Demência" de Wendy Mitchell

Niel Tomodachi

Escrito na primeira pessoa, este È o livro mais realista, tocante e necess·rio sobre a demÍncia.

O que Eu Quero que Todos Saibam sobre Demência

Sobre o Livro:

Desmontando os mitos e os estereótipos sobre o que é viver com demência, Wendy Mitchell oferece-nos um livro, na primeira pessoa, que é simultaneamente um extraordinário guia prático e um tocante relato de esperança.

O que pode um cérebro doente ensinar-nos sobre o que é ser humano, viver as nossas vidas melhor e ajudar quem vive com demência? Quando Wendy Mitchell foi diagnosticada com demência precoce aos 58 anos, o seu cérebro foi inundado por imagens do último estágio da doença - aquelas coisas que os media, e até os nossos profissionais de saúde, tantas vezes veiculam. Porém, o diagnóstico que a autora recebeu, longe de representar o fim da sua vida, foi o começo de outra bem diferente.

Escrito de forma prática e acessível, com momentos de profunda comunhão humana em que estamos, realmente, lado a lado com Wendy Mitchell, este livro conjuga humor refinado, sabedoria e vasto conhecimento para ajudar quem sofre da doença, sim, mas também cuidadores, profissionais de saúde e, sem sombra de dúvida, todos quantos queiram ver, para lá de uma doença, o que nunca deixa de existir: um ser humano.

 

Sobre a Autora:

Wendy Mitchell trabalhou vinte anos como líder de equipa não clínica no National Health Service, o equivalente britânico ao Serviço Nacional de Saúde, até ser diagnosticada com demência precoce, em julho de 2014, aos 58 anos. Chocada com a falta de consciencialização sobre a doença, tanto na comunidade como nos hospitais, comprometeu-se a dedicar o seu tempo a promover a sensibilização em relação à demência e a encorajar outros a verem que há vida depois do diagnóstico. Em 2019, a Universidade de Bradford concedeu-lhe o título de Doutora Honoris Causa em Saúde pela sua contribuição para a investigação. Tem duas filhas e vive em Yorkshire.

 

«Há muitos livros sobre este tema, mas é raríssimo encontrar um texto, na primeira pessoa, tão útil e tocante, que nos faz realmente perceber a demência e o que sente quem dela sofre.»
The Times

«Até quem não sofre de demência ou acompanha quem tenha esta doença vai sentir-se profundamente inspirado pela extraordinária voz da autora.»
Financial Times

«Imprescindível. A honestidade, o lado prático, tudo me faz recomendar este livro. Vivamente.»
BBC Radio 2

«Um livro tão poderoso quanto comovente.»
The Irish Times

«Essencial para quem vive com demência, mas também para todas as pessoas que os apoiam, profissionais de saúde e leitores que queiram perceber que há esperança e vida, mesmo nos momentos mais difíceis.»
The Sunday Times Magazine

«Este livro - que é uma espécie de guia para quem sofre de demência e para os cuidadores - tem um objetivo muito claro: transformar o desespero em esperança. Além dos conselhos práticos e das coisas mais objetivas, há uma mensagem existencial, que se destina a todos nós, novos ou velhos, saudáveis ou fragilizados: sejamos generosos, estejamos atentos, não deixemos que as mudanças nos verguem e aprendamos a adaptar-nos, ligando-nos aos outros, perdoando, aceitando e abraçando a vida.»
The Observer

 

17
Mar23

Palácio e Jardins de Queluz vão organizar visitas temáticas sobre figuras mitológicas

Niel Tomodachi

Decorrem entre março a dezembro e vão dar a conhecer este universo enigmático e impressionante. A primeira está marcada para 26 de março.

A decoração do Palácio Nacional e Jardins de Queluz está cheia de referências à mitologia clássica. As figuras mitológicas como Atalanta, Perséfone, Tétis, Pégaso e Flora foram imortalizadas nas esculturas que embelezam os jardins, mas também suscitam curiosidade por parte dos visitantes. Afinal, quem são elas e quais os seus mitos mais célebres? Que relação têm com o jardim e com o Palácio?

Todas estas perguntas vão ser respondidas nas visitas guiadas temáticas dedicadas à mitologia que a Parques de Sintra vai organizar. Entre março e dezembro deste ano, haverá um ciclo de seis visitas para para os curiosos e entusiastas desta temática. O programa “Deuses e Heróis da Mitologia Clássica no Palácio Nacional e Jardins de Queluz”, realizado pelo investigador André Ferreira, vai acontecer sempre em dias de fim de semana, com início às 10h30 e duração aproximada de uma hora e meia.

A visita “Flora e a sagração da poesia” vai ser a visita inaugural deste ciclo, marcado para o dia 26 de março, domingo. Trata-se de um percurso nos jardins dedicado aos poetas, deuses, ninfas e heróis da antiguidade clássica.

Já no dia 22 de abril, sábado, a visita “Os deuses do Olimpo ‒ como identificar?” desafio os participantes a partir à descoberta destes seres fantásticos que habitam as salas do palácio. A terceira visita deste ciclo, “Tétis e a força da água”, acontece a 18 de junho, domingo, e aborda as divindades, episódios e símbolos associados à água.

Para identificar e perceber os significados do raio de Júpiter, da lira de Apolo ou do crescente lunar de Diana, é só juntar-se à visita de dia 16 de julho, domingo, a “Simbologia e iconografia dos mitos clássicos”. 

Depois, a 17 de setembro, domingo, está marcada a visita “Perséfone e o poder das plantas”, onde vai desvendar a multiplicidade de significados das plantas do jardim. O ciclo termina a 3 de dezembro, domingo, com um programa dedicado às figuras menos conhecidas da mitologia clássica que estão representados nos jardins de Queluz.

Os bilhetes para cada uma destas visitas custam 15€ e vendem-se exclusivamente no site da Parques de Sintra.

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Quotes:

“How wonderful it is that nobody need wait a single moment before starting to improve the world.” ― Anne Frank

Pesquisar

Nelson's bookshelf: currently-reading

Alfie - O Gato do Bairro
tagged: currently-reading

goodreads.com

2023 Reading Challenge

2023 Reading Challenge
Nelson has read 11 books toward his goal of 55 books.
hide

Arquivo

    1. 2023
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Afiliado Wook

WOOK - www.wook.pt

Comunidade Bertand

Afiliado Miniso

Read the Printed Word!

Em destaque no SAPO Blogs
pub