Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Little Tomodachi (ともだち)

Little Tomodachi (ともだち)

01
Nov21

8 dicas infalíveis para conseguir emagrecer até ao Natal (sem dietas malucas)

Niel Tomodachi

Quer comer o bolo rei e as rabanadas? Comece já numa dieta pré-natal para poder aproveitar ao máximo a época natalícia.

O início de novembro é a altura ideal para começar a pensar no Natal. Até pode achar que ainda é cedo, mas o corpo de janeiro começa a ser preparado agora. O bolos rei, as rabanadas e o pão-de-ló são doces típicos da época natalícia e não, não queremos ter de fechar a boca nestes dias para não engordar. O ideal é começar já uma dieta pré-natal para começar o ano com a forma física que deseja.

A pensar nos exageros que normalmente se fazem nestes dias festivos, a nutricionista Sónia Marcelo, deixa oito dicas para conseguir fazer uma dieta pré-natal — sem exageros e sem restrições malucas. 

Definir objetivos realistas

Segundo a nutricionista, devemos começar por dirigir o nosso pensamento para aquilo que queremos. Em vez de cismar que não pode engordar e que não pode comer as azevias ou os chocolates que adora, deve considerar exatamente o contrário.

“Deve pensar que ainda tem dois meses até ao natal e que vai conseguir emagrecer um quilo por semana para estar mais descontraída na altura de comer os doces natalícios”, diz Sónia.

Definir o objetivo de quanto peso quer perder por semana é fundamental para se motivar e manter o foco.

Partilhar os objetivos com outras pessoas

Além de definir a sua meta, é importante que a partilhe com uma amiga ou familiar. Assim, vai ter sempre alguém para a motivar ao longo de todo o processo. “Assim, a pessoa assume o compromisso consigo própria mas também com outras pessoas, o que geralmente resulta melhor porque ficamos mais motivadas”, explica a nutricionista.

Fazer um plano adaptado ao dia a dia

Sónia deixa bem claro que não concorda com dietas e grandes restrições alimentares. Para equilibrar o peso até ao Natal deve elaborar um plano adaptado a si, aos seus gostos e rotinas. “Não deve fazer algo só porque a colega do lado está a fazer ou porque ouviu alguém falar disso na farmácia. Esse plano não vai resultar porque não está adaptado a si”, afirma.

O segredo para conseguir emagrecer de forma controlada e saudável é apostar em snacks práticos, que consiga transportar para qualquer lado, como peças de fruta, palitos de vegetais, frutos oleaginosos (amêndoas, nozes, sementes) ou queijos individuais magros. 

As amêndoas são um fruto seco com bastante fibra e uma excelente opção de snack.
 
 

Fazer várias refeições ao longo do dia

O lema deve ser “escutar o nosso corpo”, explica Sónia Marcelo. Esta dica é muito flexível, uma vez que há pessoas que podem fazer quatro refeições por dia e outras cinco ou seis. A regra será “comer quando tem fome e não esperar pelas apenas refeições grandes”, diz. 

Se comer apenas ao almoço ou jantar vai chegar ao final do dia com muito mais fome e, por consequência, vai ingerir mais alimentos à noite — o que não é aconselhado. “Vai consumir muitas mais calorias do que se tivesse comido várias vezes ao longo do dia”, afirma a nutricionista.

Preferir o consumo de alimentos saciantes entre refeições

Os alimentos ricos em fibra (como legumes, frutas ou frutos secos oleaginosos) vão dar uma sensação de saciedade durante mais tempo. “Também deve preferir alimentos rijos, que implicam mastigar mais vezes, diminuindo a sensação de fome”, aconselha Sónia.

Aumentar a ingestão de água 

O consumo normal diário de água deve ser de 1,5 litros, no mínimo. Segundo explica a nutricionista, uma pessoa que não ingira água suficiente vai confundir a sede com a vontade de comer: “vai alimentar-se mais e o organismo não vai funcionar da forma correta”. 

Deve beber, no mínimo, 1,5 litros de água por dia.
 
 

Não comer doces natalícios antes do tempo

Os doces típicos desta época festiva devem ser apenas consumidos no dia 24 e 25 de dezembro. Apesar de os supermercados já terem muitas opções disponíveis, o seu consumo deve ser exclusivo destes dias festivos. 

“Estes doces devem ser consumidos apenas nos dias de Natal e em doses controladas”, lembra a nutricionista.

Criar uma rotina de exercício físico

Claro que um processo de emagrecimento até ao Natal tinha de incluir uma rotina de exercício físico. “Escolha a modalidade que mais gosta e pratique entre três a quatro vezes por semana”, aconselha Sónia Marcelo. 

Neste caso, ter uma amiga ou familiar que nos acompanhe é bastante motivador e pode ajudar a levar a dieta até ao fim. “Termos o hábito de fazer exercício físico é muito importante para a nossa saúde”.

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Quotes:

“How wonderful it is that nobody need wait a single moment before starting to improve the world.” ― Anne Frank

Pesquisar

Nelson's bookshelf: currently-reading

Alfie - O Gato do Bairro
tagged: currently-reading

goodreads.com

2022 Reading Challenge

2022 Reading Challenge
Nelson has read 0 books toward his goal of 50 books.
hide

Arquivo

    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Afiliado Wook

WOOK - www.wook.pt

Comunidade Bertand

Afiliado Miniso

Read the Printed Word!

Em destaque no SAPO Blogs
pub