5 lições úteis para acordar cedo todas as manhã
Não há nada como ficar na cama até tarde. Acordar nas calmas e tomar um bom pequeno-almoço. Nada contra momentos como este… ao fim de semana.
Assim lhe dirão os realistas, bem como todos aqueles que não descuram de aproveitar a manhã para treinar. ‘Como assim às 6 da manhã já estás a vestir a roupa de treino?!‘, ouvem frequentemente.
A dogma diz que de manhã é que se começa o dia. E o que qualquer madrugador lhe dirá é que depois de entrar no ritmo vai perceber como é bom ‘alongar’ o dia desta maneira.
PARA CONSEGUIR FUGIR DOS LENÇÓIS, FIXE ESTE TRUQUE MILITAR:
Por mais cansado ou ferido que esteja, lembre-se que há alguém que treinou mais do que você para o matar. Portugal não está em guerra, mas aplique esta filosofia à sua vida e veja os benefícios. Pensar num inimigo imaginário ajuda a não atirar a toalha ao chão e a não falhar treinos.
FAÇA HOJE PLANOS PARA AMANHÃ:
Se facilitar muito, o mais certo é não chegar a horas.
Para não desperdiçar nem um minuto, prepare os seus sapatos, toda roupa e até a chávena e o pires do café. Arranjar tudo na noite anterior elimina todas as desculpas. E depois do banho, deixe telemóvel e comece a vestir-se. Assim, a tentação de voltar para a sua cama não tem hipótese.
PENSE NO QUÃO BEM SE SENTE:
Todos passamos pelo mesmo: ficar na cama a pensar em mil razões para faltar ao treino matinal e aproveitar ao máximo mais aquela hora debaixo das mantas. Mas faça esta pergunta: Alguma vez se arrependeu de ter ido treinar? Claro que não.
E quantas vezes ficou a lamentar por não ter ido? Várias! Além disso, perder esse treino vai deixá-lo de mau humor!
QUANDO ACORDAR PARA TREINAR, PENSE LOGO NOS VÁRIOS BENEFÍCIOS A LONGO PRAZO:
Treinar cedo faz com que a jornada laboral seja mais suportável e até mais agradável. Concentre-se na importância de cumprir o treino e lembre-se da recompensa que vai conseguir, quer seja emagrecer ou correr 5 km em menos de 20 minutos. Qualquer objetivo é uma motivação.
Não tenha demasiada pressa:
Ninguém acorda bem-disposto depois de uma insónia, por isso programe o despertador para tocar uma hora antes de se levantar. Isto dá tempo ao corpo para se mentalizar. Desligue todos os aparelhos eletrónicos e quando vier a insónia e leia um livro ou aponte num papel as tarefas que tem por fazer (e que não o deixam dormir).