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Little Tomodachi (ともだち)

Little Tomodachi (ともだち)

02
Jun20

A Malaposta está de volta com programas para os miúdos — incluindo a Monstrinha

Niel Tomodachi

O uso de máscara é obrigatório neste regresso do espaço cultural, com uma programação diversificada.

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Depois de meses a fazer cultura para entrar em nossas casas, a programação da Malaposta ao vivo volta em junho com uma exposição de pintura, cinco ciclos de cinema e ainda uma oficina. E chega com vários programas feitos a pensar nos miúdos, que também estão a desconfinar.

O uso de máscara é obrigatório neste regresso e há mais novidades no centro cultural: de acordo com as novas directrizes da DGS e Ministério da Cultura, a partir de 1 de junho de 2020, as salas de espetáculos e cinema passam a funcionar com lugares marcados, com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espectadores, excepto se forem coabitantes.

Devido aos constrangimentos e complexidade de gestão de lugares face a estas normas, a Malaposta explica que apesar de na planta, disponível na Bilheteira online (BOL), os lugares estarem lado a lado, aquando da recepção do público será feita, no espaço, a devida distribuição respeitando os lugares de intervalo impostos.

O destaque neste regresso vai para os ciclos de cinema, nomeadamente dois dedicados ao publico infantil. Este sábado, dia 6 de junho, o espaço recebe a extensão do “Monstrinha” e dias 20 e 27 recebe a extensão do Festival Play. 

O Monstrinha, este fim de semana

No sábado, passa pelo CC Malaposta um dos mais importantes festivais de cinema para a infância. Pelas 16h30 serão exibidas curtas de animação oriundas de países como Bulgária, Reino Unido, República Checa, França, Suiça, Hungria, Canadá, Irlanda, Alemanha, Rússia e, naturalmente, Portugal.

Em 2019, a Monstrinha chegou a mais de 27 mil crianças, jovens e famílias só na Grande Lisboa e a mais de 40 mil no resto do País e no mundo. Em 20 anos, meio milhão de crianças, jovens, professores, pedagogos e famílias viram filmes, fizeram oficinas, participaram em masterclasses em Portugal e em mais de 140 cidades nos cinco continentes, em sessões com a marca.

Nesta edição e no total, encontra um conjunto de 11 curtas pensadas sobretudo para crianças dos três aos cinco anos, por 3€, preço único. Os bilhetes podem ser comprados online. A programação mais detalhada está no site da Malaposta.

Festival Play

O Play é um festival de cinema totalmente dedicado aos mais novos, que acontece em fevereiro no cinema São Jorge e na Cinemateca Júnior, em Lisboa. Depois de seis edições de sucesso, alcançando os 11500 espectadores na última edição, continua a procurar mostrar a melhor seleção de filmes de todo o mundo, nos formatos de curta e longa-metragem, para que os mais novos tenham acesso ao cinema que se faz hoje e que é exibido um pouco por todos os Festivais de Cinema Infantil.

Na Malaposta e nesta extensão do evento, serão exibidas curtas com a assinatura de realizadores de países como República Checa, Rússia, Hungria, Estados Unidos, Canadá, Dinamarca, França, Letónia, Irão ou Coreia do Sul.

Tudo acontece de 20 a 27 de junho e os bilhetes podem ser comprados online, onde encontra também a programação detalhada. Os bilhetes custam 3€.

02
Jun20

5 truques para perder os quilos que ganhou durante o confinamento

Niel Tomodachi

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Nos últimos meses foram de várias mudanças para quase toda a gente e isso traz, muitas das vezes, uma carga enorme de stress. Para muita gente, o refúgio está na comida e a compulsão alimentar torna-se rotina, contribuindo para o aumento de peso. Tenha sido este o seu cenário ou outro, acabando por ganhar quilos extra, há forma de recuperar.

Atenção: não implica deixar de comer ou fazer dietas restritivas. Há pequenos hábitos que deve garantir que cumpre diariamente e, quando der por isso, já alcançou o peso normal — ou até mais —, garante a nutricionista Sónia Marcelo.

Um deles é algo tão simples como comer mais devagar. “Desde o momento em que o estômago está cheio até à sensação de saciedade chegar ao cérebro é necessário um período mínimo de 20 minutos. Portanto, se a refeição demorar menos que este tempo acabamos por ingerir mais alimentos”, revela a também autora do blogue “Dicas de Uma Dietista“.

Pode parecer simples, assim como os truques seguintes, mas vão fazer toda a diferença. E mais importante: vão tornar o processo natural e sem pressões. Tome nota.

1. Nunca saltar a refeição do pequeno-almoço

Pode parecer estranho este ser o primeiro truque para perder os quilos a mais, mas fará toda a diferença nesse objetivo. Se não fizer a primeira refeição do dia, vai ter ainda mais fome nas refeições seguintes e acaba por escolher alimentos menos saudáveis. Portanto. será um ciclo sem fim.

2. Privilegiar o consumo de alimentos saciantes

Segundo a nutricionista, o consumo de proteína (como carne, peixe, ovos, leite e derivados, feijão e grão, por exemplo) e fibras (como frutas, vegetais, leguminosas, sementes e cereais integrais) às refeições permite uma maior sensação de saciedade e atrasam o esvaziamento gástrico. Ou seja, ajuda a controlar o apetite durante mais tempo, o que é muito importante neste processo.

Privilegie os alimentos saciantes.

3. Estabelecer horários

“Definir horários é fundamental para criar uma rotina saudável”, diz à NiT a autora do blogue “Dicas de Uma Dietista”. Já o era antes do confinamento, mas agora ainda ganhou mais importância, já que foi algo que se perdeu durante o tempo em que esteve fechado em casa. Por isso, uma das primeiras coisas que deve fazer é comprometer-se a não ficar mais de três a quatro horas sem comer — pode recordar o artigo com sugestões de snacks. E não se esqueça: deve fazer entre cinco a seis refeições por dia.

4. Não comer durante atividades

Há vários estudos que confirmam que comer enquanto está a fazer alguma atividade, como um jogo, enquanto vê um filme, assiste a um programa de televisão ou lê um livro, pode contribuir para o aumento de peso. No fundo, a ingestão alimentar é superior ao que seriam as necessidades reais se estivesse a comer sem distrações pelo meio.

5. Dormir entre seis a oito horas

Quem pensa que emagrecer depende apenas dos alimentos que se dá ao corpo, está enganado. A especialista relembra que poucas horas de descanso aumentam o apetite por alimentos menos saudáveis, o que não ajuda em nada. Portanto, tente manter um horário estável para se levantar e ir dormir. Acredite ou não, fará a diferença.

“Mas ainda não sei exatamente que alimentos devo ter em casa”, argumenta o leitor. A primeira coisa que deve saber que não tem de colocar de lado todos os seus pratos e doces favoritos. Da carbonara à feijoada, passando por doritos e Nutella, existe sempre uma forma de criar uma versão saudável — a NiT já partilhou várias neste artigo.

Depois, existem, claro, alimentos-chave que deve ter na sua lista de compras. Tratam-se de alimentos versáteis que garantem conseguir manter uma alimentação saudável a longo prazo. Os flocos de aveia e a batata doce são dois deles.

02
Jun20

O maravilhoso gelado de chocolate que se faz com 2 ingredientes

Niel Tomodachi

É solução perfeita para as semanas de calor. É muito fácil de preparar, mas pode juntar alguns toppings no final.

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Este é com certeza o gelado mais fácil que fez em casa. Só precisa de dois ingredientes para o preparar, pelo menos a base. Pode achar um pouco simples demais e querer juntar depois mais uns toppings. Mas a base é bastante simples com produtos que é bem capaz de ter já comprados.

Tem umas bananas meio maduras e até estava a pesar fazer um bolo? Congele-as, então. São o ingrediente principal deste gelado. Depois só tem de juntar chocolate em pó. Pode ser uma daquelas misturas que costuma acrescentar no leite, assim já tem algum açúcar para dar um gosto doce a esta sobremesa.

Pode ainda usar um chocolate com maior percentagem de cacau, mas aí aconselhamos a acrescentar uma colheres de açúcar. Só se preferir uma versão saudável é que deve ir pelo caminho do sugar free.

A receita é do Taste of Home.

Do que precisa

4 bananas maduras

3 colheres de sopa de cacau ou chocolate em pó.

Como se faz

Corte as bananas e leve-as ao congelador por duas a três horas. Retire, deixe descongelar um pouco e coloque num processador ou liquidificador. Junte as colheres de cacau e triture até ficar homogéneo. Sirva de imediato. O que não quiser comer logo, volte a guardar no congelador.

02
Jun20

Há um eBook com 50 receitas saudáveis de refeições principais (e custa 3,50€)

Niel Tomodachi

As propostas são da nutricionista Maria Gama, autora do blogue NiT “Põe-te na Linha”.

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Quem começa a seguir uma alimentação saudável, normalmente, diz que a decisão de fazê-lo não é a parte mais difícil. Na verdade, o desafio passa por torná-la num estilo de vida, sem sacrifícios. Há uma parte essencial para alcançar o sucesso: ter várias receitas para variar durante a semana.

Para ajudar, a nutricionista Maria Gama, autora do blogue NiT “Põe-te na Linha”, criou um eBook com 50 receitas saudáveis de refeições principais. Há 14 pratos de carne, 12 de peixe, seis quiches, quatro crepes e 14 pratos ovo-lacto-vegetarianos.

O eBook, que é uma compilação das criações da especialista, custa 3,50€. A compra é feita online, sendo que é possível realizar o pagamento por MBWay ou referência de multibanco — é só escolher.

Se preferir, pode fazer transferência bancária (PT50 0010 0000 5674 6740 0016 1). É necessário o envio do comprovativo para o email mariagama@poetenalinha.pt, e também o email para onde deverá ser enviado o documento com as receitas.

Além deste eBook, a nutricionista tem uma outra opção com 50 receitas saudáveis de pequenos-almoços e snacks, como papas, bolos de caneca, panquecas e muffins. Custa 2,50€ e também está à venda no blogue de Maria Gama.

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