“1899”: a nova série dos criadores de “Dark” já estreou na Netflix
O elenco inclui um ator português. Trata-se de um novo mistério para os fãs de histórias complexas.
Com “Dark”, Jantje Friese e Baran bo Odar criaram uma das primeiras produções da Netflix não faladas em inglês a tornar-se um sucesso internacional. Abriram caminho, certamente, para que muitas outras séries conseguissem ter oportunidades na plataforma de streaming. Agora, os dois criativos alemães estão de volta com um novo projeto.
“1899” estreou na Netflix esta quinta-feira, 17 de novembro. Trata-se de uma série de oito episódios que conta uma história passada naquele ano do século XVIII — a bordo de um navio chamado Kerberos, que leva imigrantes europeus de Londres para Nova Iorque.
Todos estão à procura de uma nova vida na terra prometida dos Estados Unidos da América. Há passageiros privilegiados, outros das classes baixas, mas reina um espírito de união otimista em torno deste objetivo comum.
Tudo muda, porém, quando o navio se depara com algo inesperado. Não se trata de um icebergue, que seria o desastre do Titanic alguns anos depois, mas sim um sinal de emergência vindo de outro navio. O Prometheus, assim se chama esta segunda embarcação, tinha partido alguns meses antes e desaparecera misteriosamente. Afinal, estava ali.
É em alto mar que o encontro entre os dois navios vai tornar a esperança numa nova vida num pesadelo aterrador de proporções avassaladoras. Se “Dark” contava uma narrativa ultra complexa sobre realidades paralelas e viagens no tempo, “1899” promete não ficar atrás e até ser mais ousada nesse sentido. A revista “Variety”, por exemplo, descreveu a nova série como uma espécie de “Perdidos” em alto mar.
Ao longo dos oito episódios vamos acompanhando as diversas personagens que viajam a bordo do Kerberos. São pessoas de diversas origens e países, que falam várias línguas, pelo que “1899” é uma série de natureza mais internacional do que “Dark”.
A médica Maura Franklin é uma das personagens principais, tal como o capitão viúvo do navio, Eyk. De resto, podemos encontrar por lá um casal francês pouco feliz, dois irmãos espanhóis ou uma geisha. Um dos espanhóis é interpretado pelo ator português José Pimentão, que trabalhou em produções como “Al Berto”, “Eva”, “Valor da Vida” e “Teorias da Conspiração”.
Com ele estão nomes como Emily Beecham (“Salve, César!”), Miguel Bernardeau (“Elite”), Anton Lesser (“A Guerra dos Tronos”), Maciej Musial (“The Witcher”), Clara Rosager (“The Rain”), Lucas Lynggaard Tønnesen (“The Rain”), Andreas Pietschmann (“Dark”) e Maria Erwolter (“The Ritual”), entre outros. A banda sonora é da autoria do australiano Ben Frost.