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Little Tomodachi (ともだち)

Little Tomodachi (ともだち)

03
Nov21

10 dicas para ter (sempre) mais energia

Niel Tomodachi

Inspire fundo

Um estudo realizado em 2013 e publicado na revista científica Journal of the International Society of Sports Nutrition revelou que o óleo essencial de hortelã-pimenta pode ser eficaz no combate à fadiga.

Beba café

Se é adepto desta bebida rica em cafeína, então temos boas notícias para si: o café é dos melhores estimulantes naturais. Até quatro bicas por dia é o ideal, mas não se esqueça que o chocolate, o chá e os refrigerantes também têm cafeína, por isso, modere o consumo.

Levante-se

Evite a todo o custo frases como ‘Podes passar-me o…?’. Levante-se e ande. Com isto, estará a contribuir para relaxar os músculos tensos e para que a sua respiração seja mais profunda e o sangue renovado (rico em oxigénio).

Regue com azeite

Para acabar com as dores, ingira azeite. O Monell Chemical Senses Centre, nos Estados Unidos, refere através do estudo publicado na Nature, que apenas 50 g de azeite extra virgem são equivalentes a um décimo de uma dose de analgésico. De acordo com os investigadores do centro, existe um componente no azeite que funciona como um anti-inflamatório, inibindo a atividade das enzimas presentes nas inflamações.

Tenha uma boa higiene de sono

Deitar e levantar às mesmas horas todos os dias – incluindo ao fim de semana – é determinante para a boa qualidade de sono, que, por seu turno, tem um papel crucial nos níveis de energia ao longo do dia. E, fique a saber, influencia também o que come.

Tome um banho energético

Basta juntar 10 ramos de alecrim, 1 colher de sopa de lavanda, 10 cravos-da-índia, 10 paus de canela, 10 sementes de girassol e 10 flores do campo sortidas (coloridas). Ferva tudo num litro de água. Coe e regue o corpo após o duche. Ajuda a relaxar.

Faça 5 minutos de exercício (no mínimo!)

Não seja preguiçoso e saia da cama. O exercício matinal contribui para aumentar a energia (e duplicar o número de calorias queimadas ao longo do dia). E isso não passa necessariamente por correr 8 km às 5h da manhã. Cinco míseros minutos são suficientes. Aproveite-os para fazer algumas flexões ou uns saltos à corda e elevar assim o ritmo cardíaco.

Aprenda a relaxar

Meditação, yoga, música relaxante, literatura…tudo vale na hora de procurar um pouco de paz e sossego, de modo a que ‘recarregue’ energias, sobretudo nos momentos de maior tensão ou depois de um dia de trabalho desgastante.

Encha-se de água

A desidratação acelera o cansaço. De manhã, beba um bom copo de água logo após acordar e, durante o dia, comprometa-se a beber mais sete até ir para a cama. Há apps que ajudam a medir a quantidade ingerida.

Tome ferro

A anemia é uma das principais responsáveis por um cansaço inexplicável. Uma das razões poderá ser a insuficiência de ferro. Fale com o seu médico e peça umas análises clínicas para saber se é o seu caso, no entanto, deve manter-se ativo e seguir uma alimentação saudável e variada.

Não se refugie nos suplementos

Antes de colocar toda a fé nos suplementos vitamínicos, consulte um nutricionista para perceber se a sua alimentação é suficiente e garante todos os nutrientes necessários.

Puxe

Ter as costas e o tronco fortes ajuda-o a realizar as tarefas com menor esforço e cansar-se menos. E temos o exercício ideal: puxador à nuca. Com as mãos colocadas na barra, mantenha o tronco direito e o olhar em frente. Contraia os abdominais e coloque as pernas a 90º do tronco. Puxe a barra à nuca até à 6ª/7ª cervical sem fletir o corpo. A velocidade deve ser baixa e a expiração deve ocorrer durante a contração muscular.

Tenha múltiplos interesses

Mais hobbies, mais energia, vá por nós. Tente dividir o seu tempo em várias atividades que não sejam apenas relacionadas com o trabalho. Pode aproveitar o fim de semana para se dedicar a outras atividades de que goste, preferencialmente se o ajudarem a manter-se sempre ativo.

Encontre o equilíbrio

Condições mentais como depressão, ansiedade, desinteresse pela vida e conflitos não resolvidos ou agendas de trabalho stressantes podem ser fisicamente desgastante, sugando toda a energia. O primeiro passo é perceber o que o inquieta, procurar ajuda e caminhar rumo à solução

Recuse o último copo

Algumas pessoas recorrem ao álcool para encontrar um estado de serenidade no final do dia. Mas dentro do organismo, o processo inverte-se e esse copo vai interferir na fase REM, isto é, o estado de sono profundo. Por isso, não beba álcool três horas antes de dormir.

Ponha-se direito

Uma má postura pode ser sinónimo de cansaço, dores de cabeça, de ombros e cãibras. Se for o seu caso, faça este simples exercício: deixe cair os ombros e leve o queixo até ao peito (sentirá um alongamento ligeiro do pescoço). Mantenha a posição e incline a cabeça suavemente, como se dissesse ‘sim’, mas sem a fletir demasiado.

Coma muito peixe

Isto porque contém Ómega-3, muito importante para quem sente a cabeça cansada. Um estudo da Mental Health Foundation e da Sustain concluiu que em consequência da diminuição da ingestão dos ácidos Ómega-3 e do aumento paralelo dos ácidos Ómega-6, juntando a uma diminuição do consumo de vitaminas e minerais, surgem cada vez mais sintomas como depressão, dificuldades de concentração e problemas de memória.

Não corte os hidratos de carbono

Por serem uma fonte de energia por excelência, devem estar presentes na alimentação diária. O segredo está em saber escolher: opte pelos cereais integrais e pelas frutas e vegetais.

Controle o stress

Segundo a Universidade de Harvard, a capacidade de controlar o stress é determinante para manter os bons níveis de energia. Para a instituição, o yoga e o tai-chi são as melhores estratégias. A organização é também uma aliada.

Aposte nos aliados

Eis uma bebida energética para elevar as suas forças: 1 copo de leite, 1 fatia de melão, 1 colher de sobremesa de noz de cola. Misture tudo no liquidificador e beba!

 

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